EconomyFeaturedNewsTop Stories

Chips DDR5 produzidos na China pela CXMT usam tecnologia antiga já superada

Há algumas semanas começaram a aparecer módulos de memória DDR5 em lojas da China com fabricação doméstica dos componentes. Aparentemente, os produtos são feitos pela ChangXin Memory Technologies (CXMT) e já estão à venda no território. Agora, no entanto, temos a informação de que esses módulos estão sendo feitos com tecnologia já ultrapassada.

Na rede social chinesa Bilibili, um especialista em hardware publicou um vídeo desmontando uma memória DDR5 supostamente fabricada pela CXMT. No vídeo ele mostra como o die dos chips de 16Gb nos módulos é consideravelmente maior do que o que se encontra em concorrentes como a Samsung.

Fonte: Zephyr

A medida do die de 16Gb da CXMT é de 8,25 x 8,25mm – o equivalente a 68,06mm². Em comparação, dies para a mesma capacidade de memórias DDR5 atuais da Samsung medem 6,46 x 7,57mm, com uma área de 48,9mm². Ou seja, os componentes da CXMT são até 40% maiores.

Esse fato indica que a fabricante chinesa deve estar usando um processo já superado na produção de suas memórias DDR5. Isso porque por volta de 2021, quando tivemos o aparecimento dos primeiros módulos comerciais dessa geração, os seus chips também ficavam entre 66,26 e 72,21mm².

Fonte: CXMT

Processo antigo pode atrapalhar competitividade de memórias DDR5 chinesas

A principal desvantagem de usar um processo ultrapassado de fabricação é que isso coloca a CXMT em desvantagem na sua capacidade de competir. Sua produção provavelmente custa mais caro, para um rendimento menor, resultando em componentes com menos performance e eficiência.

Assim, é de se questionar o quanto a empresa vai conseguir competir com Samsung, Micron e outras nos produtos finais. No entanto, ao menos em performance os primeiros módulos da CXMT já parecem alcançar DDR5-6000. Além disso, acesso local ao imenso público da China pode ser o diferencial mais importante neste caso.

Notícias relacionadas:

Memória CUDIMM: o que é e o que muda

CXMT já produz DDR5 para consumidores na China [RUMOR]

NVIDIA H20 está vendendo “incrivelmente bem”, revela analista

O tempo também dirá se a CXMT vai seguir o mesmo ciclo de desenvolvimento das concorrentes ou se vai conseguir avançar de maneira mais acelerada entre cada geração processo de fabricação.

Via: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box