EconomyFeaturedNewsTop Stories

17 jogos fod@s que você pode ter passado batido em 2024

Não tem jeito: até mesmo nos anos mais fracos, os grandes lançamentos acabam ofuscando jogos de qualidade alta que se perdem em meio a uma maré de novos títulos a cada semana. E é inevitável que algumas gemas raras fiquem escondidas pela jornada.

Mas não tema! Se você procura alguns jogos menores, mais escondidos, que passaram por baixo do radar, mas ainda fornecem uma excelente experiência, o Flow Games fez essa lista pensando especialmente em você. Confira abaixo a lista completa – que é apenas uma referência e fazemos um convite: coloque nos comentários outros games que você acharia justo entrarem aqui!

Imagem: SEGA

16 jogos incríveis que você pode ter perdido

Antes de mais nada, vamos começar falando de alguns parâmetros que utilizamos. Não necessariamente todos os jogos abaixo são indies ou AA de orçamento menor, mas a ideia é trazer games que nem sempre tiveram destaque na mídia, YouTube ou até premiações como a TGA, mas que valem sua atenção. Bora lá?

1 – Warhammer 40K Space Marine 2

Dito tudo isso, vamos começar com o menos improvável, já que ele é um jogo AAA e teve um destaque até grande na Steam. Entretanto, após o lançamento ele logo caiu na gaveta do canto do quarto e teve pouca discussão sobre sua qualidade por aí.

Se você gosta de um modo história parrudo, cheio de porradaria honesta com matança de alienígenas, ele já seria perfeito para você – e ajuda na carência de fãs de Gears of War. Entretanto, ele também traz modo coop para diversas missões, multiplayer PvP online e mais, além de trazer gráficos absurdos e muita diversão.

Imagem: Steam

2 – Lorelei and the Laser Eyes

Imagine Resident Evil, mas com um clima de terror ameno e sem os zumbis. A ideia de Lorelei and the Laser Eyes pode não ser a mais cativante, mas a profundidade de puzzles é de outro nível. Aqui, você precisa explorar uma mansão antiga e desvendar mistérios, mas a grande sacada está em descobrir soluções para enigmas criativos.

Imagem: Steam

3 – Crow Country

Gosta de Resident Evil antigo com a câmera fixa e controles tank clássicos em um jogo de terror? Crow Country é o game que você precisa conhecer. Não há muito a falar além de que ele traz o estilo icônico de volta, muitos puzzles, terror e uma nostalgia que sumiu ao longo do tempo. Ele é extremamente bem-avaliado nas plataformas que foi lançado e vale a atenção.

Imagem: SFB Games

4 – Fear the Spotlight

Na entoada de jogos de terror, Fear the Spotlight é o primeiro game da Blumhouse e já inaugura com conceitos interessantes: aqui, diferente de outros títulos de horror que você busca conforto na luz, você deve fugir dos holofotes. A jogabilidade tem um foco maior na furtividade e ambientação no estilo Silent Hill de PS1.

5 – Hollowbody

E, por falar de Silent Hill… Hollowbody é, basicamente, um sucessor espiritual da série da Konami na era PS2, trazendo as mesmas câmeras de ângulos fixos mais dinâmicos e monstrengos para combater em uma cidade abandonada – além de seu estilo gráfico bem similar e terror psicológico.

Esse jogo talvez não seja a maior obra-prima da lista, mas conquistou os fãs por trazer um clima muito único preso no passado.

Imagem: Headware Games

6 – Nine Sols

O gênero de metroidvania foi um dos que mais prosperou no espaço indie, mas há tantos jogos do estilo por aí que é difícil recomendar um realmente bom. Nine Sols é um game acima da média que se destaca principalmente no combate. Na analogia dos próprios fãs, é como se Hollow Knight e Sekiro tivesse tido um filho.

Imagem: Steam

7 – Animal Well

Por conta de Balatro ter tido o maior destaque no espaço indie de 2024, Animal Well ficou um pouco apagado, mas continua entre os melhores do ano. Uma mistura de metroidvania, exploração que gera recompensas incríveis e uma verdadeira aula de level design, esse é um jogo bem interessante e fora da curva.

Apesar de o grande foco ser na progressão com puzzles, Animal Well também se destaca em sua trilha sonora e direção de arte bem únicas. Se você gosta de jogos que criam um senso de progressão sem pegar muito na mão para guiá-lo, aqui você terá um prato cheio.

Imagem: Bigmode

8 – Banishers: Ghosts of New Eden

Pode não parecer, mas Banishers Ghosts of New Eden saiu no começo de 2024 e passou batido por muita gente. E esse jogo se enquadra perfeitamente nessa lista, um jogo AA com um escopo menor que tem muito a entregar. Por ser um game bem focado em narrativa, esse foi o principal ponto alto relatado por muitos fãs – além da atmosfera e atuação de alto calibre dos personagens.

Em termos de gameplay, se trata de um ação de aventura com um combate simples, mas divertido, que se inspira levemente em God of War. Recheado de mistérios e trama cativante, esse pode ser um título para colocar no radar.

Imagem: PSN

9 – Kunitsu-Gami: Path of the Goddess

A Capcom é famosíssima por franquias como Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter, mas adora uma boa experimentação de vez em quando. Kunitsu-Gami Path of the Goddess segue esse caminho com força total e traz um gameplay bem diferente do que estamos acostumados.

Durante o dia, você deve gerenciar um vilarejo que precisa se preparar para o ataque sobrenatural de criaturas do folclore japonês. Já durante a noite, entramos em combate com os monstrengos e precisamos proteger uma sacerdotisa que precisa expelir o mal. Apesar de ter sido muito bem-avaliado e caído no gosto de quem jogou, ele acabou um pouco mais apagado em relação aos demais lançamentos.

Imagem: Capcom

10 – Mullet MadJack

Que tal um boomer shooter extremamente frenético e com temática cyberpunk? A ideia por si só já era excelente, mas a desenvolvedora brasileira HAMMER95 foi além e criou animações em pixel art absolutamente fantásticas e um ritmo de jogo tão viciante que é impossível parar.

A ideia é fazer partidas curtas enquanto sobe os andares de um prédio em tempos cada vez mais curtos: o tempo também é a sua vida! Além de um gameplay muito divertido, o game também teve dublagem em português com as vozes incríveis, como Gilberto Baroli, Luiz Feier Motta, Isabel Cristina de Araújo Sá e mais.

Imagem: HAMMER95

11 – Sumerian Six

Você sabia que a Devolver lançou um jogo de estratégia no estilo Commandos e Desperados em 2024? Pois é, Sumerian Six acabou passando batido por muita gente, mesmo com análises “Muito Positivas” na Steam. A ideia, apesar de se inspirar até mesmo na temática de Segunda Guerra Mundial, vai para uma premissa diferente.

Em vez de ter soldados à disposição e resolver tudo da forma mais tática possível, aqui você controla cientistas recheados de anomalias e experimentos capazes de usar habilidades insanas (incluindo se transformar em um urso). Se você gosta de jogos no estilo Commandos, Desperados, Shadow Tactics e mais, vale a pena conferir.

Imagem: Steam

12 – Tactical Breach Wizards

Sabe jogos táticos de turnos, como XCOM ou outros do gênero? Pegue esses mesmos soldados armados até os dentes e… os transforme em magos. Isso é Tactical Breach Wizards, uma equipe à la Swat que também tem cajados e magias à sua disposição.

Apesar de a ideia ser divertida, esse jogo não vive apenas da criatividade no conceito e traz níveis realmente divertidos e que recompensam o pensamento crítico.

Imagem: Steam

13 – Unicorn Overlord

Para encerrar as recomendações de jogos de estratégia, Unicorn Overlord é um jogo perdido da Atlus do começo de 2024 que, potencialmente, está entre as melhores indicações da lista. Desenvolvido pela Vanillaware, já esperávamos uma direção de arte soberba, mas esse título entregou muito mais.

Aqui, você deve gerenciar unidades da sua equipe e ações que acontecem no mundo do game, mas age como o comandante da batalha, não um personagem ativo, criando uma profundidade tática bem maior. Há mais de 60 personagens, diversas classes e muito conteúdo para aproveitar.

14 – Thank Goodness You’re Here

Apesar de chamar atenção por sua direção de arte, Thank Goodness You’re Here se destaca pelo seu humor de altíssima qualidade. Em uma pequena cidade no norte da Inglaterra, você deve conhecer a população local e realizar favores cada vez mais esquisitos durante uma curta campanha de 2 a 3 horas.

Imagem: Epic Games

15 – Nobody Wants to Die

A onda de walking simulators passaram, mas eles se adaptaram em outros formatos. Nobody Wants to Die itera sobre essa fórmula, mas traz uma investigação para encontrar um serial killer em um cenário bem distinto: uma Nova York no ano de 2329.

Se você sente falta de um bom e velho thriller com clima noir dos anos 20 (mas mesclado com temática futurista), esse jogo pode trazer uma experiência bem interessante.

Imagem: Critial Hit Games

16 – Selaco

Pode não parecer, mas ainda há jogos que saem no motor gráfico de Doom, e Selaco é um desses casos. Apesar de parecer um boomer shooter como muitos outros que vemos na Steam, esse aqui tem um tempero especial. Além de ser muito mais ambicioso, tanto tecnicamente quanto em escopo, há também uma oferta de gameplay bem mais profunda do que se imagina.

Selaco é uma maravilha técnica nos PCs e constrói uma abordagem mais moderna e mais complexa dos shooters dos anos 90, com muitos níveis especiais, inimigos variados e mais. O jogo ainda está em acesso antecipado, mas já vale a pena conferir.

Imagem: Steam

17 – Shadows of Doubt

Vamos encerrar com uma recomendação bem fora da caixa. Shadows of Doubt já estava disponível em acesso antecipado há um tempo, mas foi lançado em sua versão 1.0 somente em 2024 e traz uma perspectiva bem diferente: aqui, você controla um detetive particular que deve resolver casos diferentes e, principalmente, capturar um serial killer.

Até aí, nada muito ousado. O que chama atenção nesse jogo é que o mundo é vivo: todos os edifícios são abertos, todas as pessoas possuem rotinas diferentes e “vivem” sua vida fora do gameplay, com trabalhos, atividades prediletas, saem para comer etc. Em outras palavras, se você não interrogar as pessoas certas, se deixar passar pistas ou não conectar os pontos, o mundo se molda aos eventos mesmo seus inputs.

Imagem: Steam

A pegada sandbox de Shadows of Doubt é o que realmente brilha na experiência. Há muito conteúdo, você pode conversar com todos os residentes dessa cidade decadente dos anos 80. Seus métodos de detetive são vastos e você pode optar jogar sob à ótica da lei ou se adaptar com táticas escusas, arrombando apartamentos, roubando evidências e mais.

Facebook Comments Box