Relembre as notícias que mais bombaram em 2024
O ano de 2024 chegou ao fim, deixando uma série de eventos marcantes tanto no cenário nacional quanto internacional. A retrospectiva inclui descobertas da Ciência e Medicina, os principais golpes aplicados, e elementos da cultura pop.
Relembre as notícias que mais bombaram em 2024
Em 2024, o mundo foi marcado por uma série de acontecimentos significativos, desafios inesperados e algumas mudanças que impactaram profundamente o dia a dia das pessoas em diversas partes do mundo.
Leia também:
Futebol e eleições: o que bombou no Google em 2024?
Veja quais foram as páginas mais acessadas da Wikipédia em 2024
Os maiores apagões digitais de 2024, segundo o Downdetector
Notícias sobre 2024: o que mais bombou no ano
Para terminar o ano em grande estilo, nesta retrospectiva, relembraremos os principais eventos e marcos que definiram o período. Confira as notícias sobre ciência, medicina, internet e cultura pop que mais bombaram em 2024.
“Prancha de surf” é avistada na Lua
Imagens divulgadas pela NASA, em março, mostram a espaçonave Danuri, da Coreia do Sul, orbitando a Lua. O objeto, que se parece com uma prancha de surf, foi lançado em agosto de 2022.
O Danuri é o primeiro orbitador lunar sul-coreano e tem como missão testar tecnologias, como a internet espacial, e mapear a superfície lunar. Segundo o Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI), um dos objetivos da missão é ajudar na escolha de futuros locais de pouso e na identificação de recursos essenciais para futuras explorações lunares. Leia mais aqui.
Anomalia magnética preocupa a NASA
Um relatório divulgado no início do ano revelou que a Anomalia do Atlântico Sul (AAS), uma região onde o campo magnético da Terra é mais fraco, está crescendo. Essa falha cobre parte do Brasil e do sul do Oceano Atlântico e é monitorada de perto pela NASA devido aos seus potenciais efeitos em satélites e sinais de comunicação.
A anomalia no campo magnético da AAS tem intensidade de cerca de um terço da média global e está se expandindo para o oeste, com um aumento de 7% entre 2020 e 2024.
A NASA e outras agências monitoram a região devido ao risco de danos a satélites, interferência na comunicação por rádio e impacto na coleta de dados. A AAS também serve como indicador das mudanças nos campos magnéticos da Terra e seus efeitos na atmosfera. Leia mais aqui.
Sucessos e fracassos do cinema
De animação a drama e comédia, a indústria do cinema viu diversos títulos obterem sucesso com o público em 2024. No Brasil, as maiores arrecadações de bilheteria incluem sequências como “Divertida Mente 2”, “Deadpool & Wolverine”, “Moana 2” e “Meu Malvado Favorito 4”.
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, que conta a história real de uma família durante a ditadura militar no Brasil, também foi um sucesso de bilheteria. O longa recebeu indicação ao Globo de Ouro, concorrendo ao melhor filme em língua não inglesa. Além disso, graças ao seu papel no filme, a atriz Fernanda Torres foi indicada na categoria melhor atriz de drama.
Por outro lado, alguns filmes lançados neste mesmo período sofreram críticas pesadas. Seja por problemas no roteiro ou na produção, alguns dos títulos lançados em 2024 deixaram a desejar. Esse é o caso de “Madame Teia”, “Feios”, “Coringa: Delírio a Dois”, “O Corvo” e “O Exorcismo”.
Após 22 anos, Kien é finalmente lançado
Em desenvolvimento desde 2002, “Kien” deveria ter sido o primeiro jogo italiano feito para o console portátil da Nintendo, mas uma série de desafios fizeram com que seu lançamento fosse adiado por 22 anos – tornando-se o jogo mais adiado da história.
Graças à Incube8, que publica jogos para consoles clássicos, e ao crescente interesse por jogos retrô, “Kien” chegou exclusivamente aos usuários do Game Boy Advance no dia 14 de junho de 2024. Leia mais aqui.
Interrupção do X (antigo Twitter) no Brasil
Em 31 agosto deste ano, a rede social X, mais conhecida por seu antigo nome, Twitter, foi suspensa no Brasil. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a rede por não cumprir exigências da legislação brasileira.
A investigação sobre a disseminação de conteúdos falsos no Brasil começou em 2020, com foco no possível financiamento de organizações antidemocráticas. A situação piorou após Elon Musk adquirir o Twitter (agora X), removendo algumas ferramentas de segurança e privacidade.
Assim, o ministro ordenou o bloqueio de perfis ligados a ataques à democracia, levando Musk a alegar censura. Moraes e o STF defenderam que a liberdade de expressão não justifica ações contra a ordem democrática. Enquanto outros países também combatiam problemas com a disseminação de fake news na rede, apenas o ministro brasileiro foi alvo de ataques públicos de Musk.
A novela seguiu com várias multas impostas ao X por Moraes, apresentação de recursos, as decisões de Musk de fechar o escritório do X no Brasil e retirar o representante legal da plataforma do Brasil. Vale ressaltar que a lei brasileira obriga que as empresas estrangeiras tenham representantes legais por aqui.
Após cumprir algumas ordens e pagar multas, o X foi liberado para operar no Brasil em 8 de outubro de 2024. Leia mais aqui.
Pesadelos frequentes podem ser sinal de demência
Um estudo analisou os pesadelos de pessoas saudáveis e os correlacionou com chances de desenvolver demência. A pesquisa começou em 2002, com dados de três estudos sobre saúde e envelhecimento nos Estados Unidos. No total, foram 600 pessoas de 35 a 64 anos e 2600 pessoas com 79 anos ou mais.
De acordo com os resultados, participantes de meia-idade que tinham pesadelos toda semana tinham quatro vezes mais chance de ter algum declínio cognitivo na década seguinte. A pesquisa também descobriu que a conexão entre os pesadelos e os sinais precoces de demência eram mais presentes em homens do que em mulheres. Leia mais aqui.
Nova “casa” inflável cabe numa mochila
A Exod, fabricante francesa de barracas infláveis, anunciou sua nova linha de cápsulas de alojamento que podem ser montadas em cinco minutos e abrigam até quatro pessoas. Conforme divulgado pela empresa, a barraca POD-01 conta com uma estrutura de tubos que podem ser inflados em apenas cinco minutos com uma bomba manual. A estrutura também leva o mesmo tempo para ser desmontada e embalada. Leia mais aqui.
O celular mais vendido da história não é o iPhone
O mundo atingiu a marca de 7,1 bilhões de celulares em 2021 – contemplando mais de 90% da população mundial. Atualmente, a maior rivalidade no mercado de celulares é entre Apple e Samsung. Enquanto a Apple domina nos EUA, a Samsung lidera globalmente.
Entretanto, uma lista publicada pelo site VisualCapitalist revelou que dos 15 celulares mais vendidos na história, sete são da Nokia, sete são da Apple e apenas um é da Samsung. Assim, a lista baseada em dados da Omdia, Wikipedia e Yahoo Finance, mostra que os dois celulares mais vendidos da história, na verdade, são os modelos Nokia 1100 e Nokia 1110. Leia mais aqui.
Os maiores golpes financeiros de 2024
Os golpistas parecem ficar mais criativos a cada ano que passa, e 2024 não é exceção. Especialmente com todas as novas tendências tecnológicas, sempre existem novas formas de tirar vantagem das pessoas.
Com o golpe do emprego falso, “recrutadores” oferecem ganhos de até R$ 500 por dia em troca de tarefas simples, como curtir produtos em marketplaces como Shopee e Amazon. Para participar, a vítima deve “investir” uma quantia, com a promessa de receber o valor de volta, acrescido de um “bônus”. O golpe ocorre quando o dinheiro é levado pelos criminosos. Leia mais aqui.
As fraudes também alcançaram nomes de grandes instituições financeiras. Golpistas estão usando a chatbot Bia, do Bradesco, como ferramenta de crimes. Eles informam sobre transações suspeitas e pedem que a vítima ligue para um número ou digite dados no celular, solicitando senhas e outras informações confidenciais para roubar os dados bancários. Leia mais aqui.
O Nubank é mais um banco que enfrentou problemas com golpistas. Criminosos se passam por atendentes do banco, alertando sobre movimentações suspeitas e utilizando dados pessoais para ganhar confiança. A vítima é coagida a fornecer informações sensíveis, como cartões e CPF, que são usadas para roubo de dinheiro, compras fraudulentas e abertura de contas falsas. Leia mais aqui.
Outra fraude envolvendo nomes de confiança é o golpe da taxa dos Correios. Por SMS ou WhatsApp, os criminosos enviam um comunicado às vítimas informando que suas encomendas foram retidas pela alfândega, sendo necessário pagar uma taxa para liberar a mercadoria. Um link malicioso ao fim da mensagem encaminha o usuário a uma falsa central de atendimento, onde o boleto da falsa cobrança é gerado. Leia mais aqui.
Dispositivo “apaga” placa do carro para evitar multas
O sistema, chamado de “placa fantasma”, usa tecnologia para esconder a placa do carro e escapar de multas por infrações de trânsito, como excesso de velocidade. Basta apertar um botão em um controle remoto que o sistema escurece toda a placa traseira do veículo.
O dispositivo que torna isso possível é vendido na internet. Ele é composto pelo controle e por uma espécie de adesivo que é colado em cima dos caracteres na placa, mas que é invisível a olho nu. Quando o botão é acionado, a placa escurece e, impossibilitando que os radares identifiquem o veículo para a aplicação de eventuais multas. Leia mais aqui.
O post Relembre as notícias que mais bombaram em 2024 apareceu primeiro em Olhar Digital.