EconomyFeaturedNewsTop Stories

NVIDIA completa aquisição da Run:ai com promessa de manter software aberto

A NVIDIA completou nos últimos dias de 2024 a sua aquisição da companhia Run:ai. As negociações começaram em abril deste ano, e agora passaram por todo o escrutínio regulatório envolvido nesse tipo de acordo. As empresas, no entanto, não quiseram divulgar o valor final da compra.

A Run:ai, como indicado pelo nome, se especializa em software para IA no meio profissional. Curiosamente, a NVIDIA se comprometeu a manter o software da Run:ai open source depois de sua aquisição, algo que executivos da empresa até comentaram na divulgação do acordo.

Fonte: NVIDIA

“Fiéis à nossa filosofia de plataforma aberta, como parte da NVIDIA, vamos nos manter empoderando times de IA com a liberdade para escolher as ferramentas, plataformas e frameworks que melhor atendem às suas necessidades”, declaram Omri Geller e Ronen Dar, a dupla de fundadores da Run:ai. “Nós vamos continuar a fortalecer nossas parcerias e trabalhar junto com o ecossistema para entregara uma grande variedade de soluções de IA e escolhas de plataforma.”

A NVIDIA e Run:ai já trabalham juntas de perto desde 2020, com as GPUs GeForce sendo favorecidas pelo software da Run:ai. Apesar do valor oficial da aquisição ser mantido em segredo, rumores falam de algo na ordem dos US$ 700 milhões.

NVIDIA aposta em software aberto, mesmo com sucesso do CUDA

Um dos principais pilares que sustentam a dominação da NVIDIA no mercado atual de IA para empresas é seu software CUDA. É uma plataforma fechada que existe desde 2007 e que ajuda a manter diferentes clientes dando preferência para GPUs da NVIDIA.

A aquisição de uma empresa de software para IA não é surpresa, mas a decisão de manter a plataforma aberta é curiosa. É possível que a companhia queira alcançar mais clientes que preferem trabalhar apenas com open-source.

Notícias relacioandas:

Sony revela Project Amethyst: IA para consoles PS5 Pro desenvolvida com AMD

Mini computador NVIDIA Jetson Orin Nano custará apenas US$249

União Europeia está de olho na Nvidia, mas ainda não vai tomar medida regulatória

Além disso, especula-se ainda que a promessa de não fechar a plataforma da Run:ai pode ter ajudado a conseguir a aprovação das autoridades regulatórias, preocupadas com um possível monopólio da NVIDIA no segmento de IA.

Fonte: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box