Qual foi o vento mais forte registrado na Terra e no Espaço?
O vento é talvez uma das ferramentas mais importantes da dinâmica da vida no planeta Terra. Seja carregando nutrientes preciosos através da poeira, seja ajudando a criar as ondas no mar, a ventania é com certeza uma protagonista do nosso planeta. Mas de onde vem e para onde vai o vento? E qual foi o vento mais forte registrado?
O que é o vento?
A nossa atmosfera é composta por um conjunto de gases, como nitrogênio, dióxido de carbono e oxigênio, presa ao nosso planeta pela gravidade e protegida pelo campo eletromagnético da Terra. A nossa atmosfera é, na verdade, uma camada protetora que, filtrando a radiação ultravioleta do Sol, protege e garante a vida na Terra e regula a temperatura no planeta.
No entanto, essas moléculas estão em constante movimento e suas interações com o calor do Sol geram dinâmicas complexas. A diferença de temperatura entre regiões cria áreas de alta e baixa pressão, e é esse desequilíbrio que dá origem aos ventos: o ar tende a se mover das zonas de maior pressão para as de menor pressão, criando correntes que conhecemos como brisas, tempestades ou até ciclones.
Como medimos a velocidade dos ventos?
Para medir a velocidade dos ventos usamos um instrumento chamado anemômetros, muito parecido com um cata-vento, esses instrumentos usam pás que rotacionam sobre um eixo vertical para medir a velocidade dos ventos.
Em locais remotos ou extremos, como em grandes altitudes ou durante tempestades severas, sensores ultrassônicos e satélites meteorológicos assumem a tarefa. Essas medições são fundamentais para a segurança da aviação, a agricultura, a geração de energia e até a mitigação de desastres naturais.
Qual foi o vento mais rápido registrado?
Em 1934, o “Grande Vento” no Observatório do Monte Washington, em New Hampshire, atingiu impressionantes 372 km/h, em 2017. Já o furacão Irma devastou tudo em seu caminho com ventos superiores a 298 km/h, arrancando telhados, derrubando árvores e deixando um rastro de destruição.
Porém, a resposta para qual o vento mais rápido já registrado não reside no nosso planeta, mas sim em nosso vizinho de Sistema Solar Netuno. Netuno detém o recorde dos ventos mais rápidos do Sistema Solar, suas rajadas supersônicas chegam a 1.770 km/h, ou 1,5 vezes a velocidade do som.
Aqui na Terra, os humanos já recriaram condições extremas em túneis de vento. Um exemplo é o Túnel Supersônico 10×10 do Centro de Pesquisa Glenn da NASA, que gera ventos de até mach 3,5 – aproximadamente 4.321 km/h –, velocidades muito superiores às que ocorrem naturalmente.
Leia mais
É possível um furacão se formar no Brasil?
Os 5 maiores (e piores) furacões da história
Qual foi o furacão mais devastador da história?
Já na Terra, o recorde de vento mais forte já registrado é de uma rajada de 407 km/h registrada em 10 de abril de 1996, durante um ciclone tropical na Ilha Barrow, na Austrália. Essa medição extraordinária, realizada por um anemômetro girando freneticamente sob a força das rajadas, permanece como a marca máxima dos ventos na Terra. Embora os ventos terrestres sejam mortais e destrutivos, eles ainda são pequenos diante das forças observadas em outros cantos do cosmos.
Os ventos são uma exclusividade dos planetas, afinal eles dependem de uma atmosfera para existirem. No espaço, onde não há atmosfera, não há moléculas de ar para serem movidas, e, portanto, não pode haver vento como conhecemos na Terra.
O que ocorre no espaço são fluxos de partículas, como o vento solar, composto por partículas carregadas emanadas pelo Sol. Embora não seja “vento” no sentido tradicional, esses fluxos representam um problemão para a humanidade, como a formação de auroras e a interferência em satélites e comunicações.
O post Qual foi o vento mais forte registrado na Terra e no Espaço? apareceu primeiro em Olhar Digital.