Conheça o enorme hidroavião feito de madeira para a 2ª Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial foi um período marcado por diversos avanços militares. Mas nem todos vieram para ficar ou até mesmo se mostraram eficazes, sendo abandonados logo depois. Este é o caso, por exemplo, do hidroavião H-4 Hercules.
Feito inteiramente de madeira, a aeronave foi criada para dar vantagem aos norte-americanos, mas nunca foi usada nos campos de batalhas. Apenas um voo teste foi realizado e o projeto acabou sendo arquivado logo depois.
Hidroavião podia transportar até 68 toneladas
Em 1942, os Estados Unidos haviam entrado no conflito mundial e logo se depararam com um grande desafio: como transportar grandes quantidades de homens, munições e suprimentos pelo Oceano Atlântico para ajudar os aliados na Europa?
Naquele período, a Alemanha nazista usava submarinos para afundar o máximo de navios possível.
Em função disso, o magnata Henry J. Kaiser propôs ao governo dos EUA a construção de uma nova classe de hidroaviões maior do que qualquer outro produzido até então.
Ele então se juntou com Howard Hughes, que já era famoso por suas façanhas na aviação, produção de filmes e uma vida privada excêntrica.
Esta aeronave tinha 66,65 metros de comprimento, 97,51 metros de envergadura e oito motores.
Ela poderia transportar até 68 toneladas, o que corresponderia a 750 soldados totalmente equipados ou dois tanques M4 Sherman.
Mas os problemas logo surgiram.
Havia escassez de materiais estratégicos e o HK-4 Hercules (mais tarde rebatizado para H-4 Hercules) não era considerado um projeto de alta prioridade.
Por conta disso, não foi autorizado o uso de metal no desenvolvimento da aeronave.
A solução foi usar madeira, o que deixou o avião conhecido como Spruce Goose (Ganso de Abeto, em português).
Leia mais
‘Navio fantasma’ da 2ª Guerra Mundial é encontrado
Restos de avião da 2ª Guerra Mundial são encontrados no Reino Unido
Conheça o enorme caminhão soviético criado para transportar um míssil de 100 toneladas
Aeronave realizou apenas um voo teste
Em 2 de novembro de 1947, o hidroavião estava pronto para o primeiro teste. Ele flutuou nas águas de Long Beach, na Califórnia. A ideia era realizar apenas algumas manobras de taxiamento, mas Howard Hughes de repente começou a acelerar e o H-4 Hercules levantou voo.
Segundo relatos, o avião atingiu uma velocidade de 217 km/h) e voou por cerca de 1,6 km em uma altitude máxima de 21 metros. Os repórteres presentes foram informados de que este era apenas um teste preliminar e que o primeiro voo oficial aconteceria algumas semanas depois.
No entanto, nada disso aconteceu e o projeto foi simplesmente arquivado. A aeronave acabou passando anos em um hangar até a morte de Hughes. Uma disputa sobre quem era o dono do hidroavião se seguiu e, por fim, ele acabou sendo enviado para o Evergreen Aviation & Space Museum, onde segue em exposição até hoje.
O post Conheça o enorme hidroavião feito de madeira para a 2ª Guerra Mundial apareceu primeiro em Olhar Digital.