Criadores do ChatGPT queriam construir robô humanoide
A OpenAI, empresa responsável pelo serviço de IA generativa ChatGPT, considerou a ideia de produzir um robô com características físicas próximas dos humanos. A informação foi dada pelo portal The Information, com mais detalhes sobre os planos da companhia.
Treta de CEOs: Sam Altman, da OpenAI, chama Elon Musk de “valentão” Robô humanoide ajuda a organizar ambientes e carregar peso; veja a demonstração
O site cita duas fontes que teriam “conhecimento direto” em relação aos planos da OpenAI. A companhia já esteve envolvida no segmento há algum tempo, por meio de investimentos financeiros em outras empresas.
Até o momento, a OpenAI já investiu na Figure AI e na 1X Technologies, companhias que já têm projetos públicos na área de robótica. Também foi firmado um acordo com a Physical Intelligence, firma que trabalha com IA de “uso geral”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Não foram divulgados muitos detalhes sobre como seriam esses robôs da OpenAI, mas as fontes citaram que eles poderiam ajudar a movimentar objetos em fábricas e outros negócios. O uso em ambientes domésticos também estaria nos planos, com a ajuda em tarefas cotidianas.
OpenAI planejou robô humanoide (Imagem: Divulgação/Boston Dynamics)
No mais, ele teria uma aparência próxima dos humanos, com membros como mãos e pernas para auxiliar nas movimentações. Suas decisões e comportamentos ficariam sob responsabilidade da IA.
A OpenAI tinha uma divisão de robótica para desenvolver um robô humanoide, mas ela foi fechada em 2021 para redirecionar esforços à área de inteligência artificial. De acordo com Wojciech Zaremba, antigo chefe da divisão, a desistência ocorreu após não terem sido registrados resultados satisfatórios em termos de nível de inteligência da solução.
Atualmente, algumas empresas já possuem robôs humanoides, embora não sejam produzidos em grande escala. Veja abaixo alguns exemplos:
Optimus: desenvolvido pela Tesla, o robô teve seu primeiro protótipo anunciado em 2022. Ele pode carregar caixas e regar plantas, entre outras tarefas;
CyberOne: feito pela Xiaomi, ele também foi mostrado em 2022. Tem 1,77 m de altura, 52 kg e uma tela OLED que serve para visualizar o mundo em 3D;
Atlas: criado pela companhia estadunidense de robótica Boston Dynamics, ele inclui um modelo que prevê como seus movimentos evoluirão ao longo do tempo.
Leia a matéria no Canaltech.