EconomyFeaturedNewsTop Stories

Sistema imunológico tem reações mais fortes após um isolamento

Uma nova pesquisa do Radboud University Medical Center mostra que o sistema imunológico tem reações mais fortes após um isolamento. Durante o lockdown instaurado na época da pandemia, o nível de inflamação no corpo era baixo, mas depois,  o organismo teve reações mais intensas aos vírus e bactérias.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Sistema imune protege melhor o corpo quando está bem equilibrado Nova terapia “reinicia” o sistema imunológico em pessoas com doenças autoimunes

Os pesquisadores examinaram os efeitos de várias medidas de saúde introduzidas durante a pandemia, como lockdowns e vacinações. O estudo foi conduzido em pessoas com HIV e sem, e permitiu descobrir que os biomarcadores de inflamação no sangue estavam baixos durante o lockdown para pessoas em ambos os grupos.

Depois, quando eles expuseram células imunes do sangue a microrganismos como vírus e bactérias no laboratório, o sistema imunológico reagiu muito mais forte do que as células imunes de indivíduos fora do lockdown.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por que isso acontece?

Os cientistas sugerem que o contato regular com microrganismos é benéfico porque mantém o sistema imunológico ativo e tolerante ao mesmo tempo.

A falta de exposição a fatores ambientais pode contribuir para um sistema imunológico que reage exageradamente, potencialmente levando a reações sistêmicas, como aquelas encontradas em doenças inflamatórias e alergias.

Estudo foi feito com pessoas com HIV (Imagem: Bermix Studio/Unsplash)

“Em nossas vidas diárias, estamos constantemente expostos a vários micro-organismos. Isso ajuda a treinar nosso sistema imunológico, ensinando-o a reconhecer quais micro-organismos são perigosos e quais são inofensivos. Durante o lockdown, perdemos essa interação porque todos ficaram em casa e se evitaram”, diz o autor do estudo, Mihai Netea, em comunicado.

“Como resultado, durante e imediatamente após os períodos de bloqueio, as células imunológicas expostas a micro-organismos apresentaram uma resposta menos bem regulada, predispondo à hiperinflamação”, completa.

A equipe reconhece que os resultados deste estudo refletem principalmente pessoas vivendo com HIV, mas que os efeitos podem se aplicar à população em geral. De qualquer forma, futuros estudos podem ajudar a entender melhor essa relação.

Resposta do sistema imunológico

O estudo também revelou que vacinas e uma infecção por covid-19 influenciaram a resposta do sistema imunológico, mas esses efeitos foram relativamente pequenos e de curta duração.

“O lockdown foi necessário durante a pandemia, especialmente no início. No entanto, é importante que tenhamos mais descobertas sobre como as interações sociais afetam e ativam nosso sistema imunológico, para que possamos gerenciar melhor as consequências”, finaliza o comunicado. O estudo está publicado em Frontiers in Immunology

Leia também:

Seu sistema imunológico pode te deixar mais atraente! É o que diz este estudo Sistema imunológico pode “memorizar” proteção contra covid por pelo menos 1 ano

VÍDEO | Robô limpa coágulos no cérebro

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box