Segmento de games cresce 48,3% em vendas na Black Friday 2024
Sim, meus caros consumidores, o crescimento das vendas de produtos relacionados a games foi de 48,3% na Black Friday 2024.
Os produtos do setor de games cresceram bastante na data comercial neste ano, segundo a Neotrust Confi, empresa de soluções de inteligência para o varejo online. Só no dia 29 de novembro, dia oficial da Black Friday em 2024, o faturamento cresceu 48,3% em relação à Black Friday do ano passado.
Vendas de games cresce na Black Friday 2024
O aumento de vendas já podia ser percebido desde a véspera, pois o faturamento da quinta-feira deste ano também teve um incremento de 35,9% no faturamento. Outro destaque foi o período “dez dias antes” da BF, pois o montante cresceu 549,8% de um ano para outro, talvez em decorrência do feriado de Dia da Consciência Negra em 2024.
No balanço do mês — o somatório de 23 dias antes da Black Friday até dois dias depois — o faturamento cresceu 29,7% de 2023 a 2024. O setor como um todo faturou R$ 515,5 milhões em todo o Black November de 2024 no e-commerce brasileiro.
Na análise por subcategorias de produtos, os consoles de videogames — um dos itens mais desejados e com compra mais calculada pelos gamers devido ao alto preço — cresceram 27,8% de novembro de 2023 ao de 2024, com R$ 455,2 milhões de faturamento. Só no período de quatro dias mais quente da Black Friday (de quinta a domingo), foram R$ 167,8 milhões em consoles (+29,8%).
Neotrust Confi/Reprodução
Neotrust Confi/Reprodução
Já os jogos, comprados de forma física ou digital, não tiveram tanta sorte, caindo 48,9% em unidades vendidas no período, muito por conta de serviços com o Xbox Game Pass, que oferece jogos por assinatura. Acessórios como controles, cabos e headsets elevaram o faturamento em 43,8%.
Em tempos de taxação descontroladas e incertezas quanto à inflação, parece que os consumidores gamers resolveram investir e garantir logo os seus consoles e periféricos gamers antes que algo possa mudar de maneira indesejável. Mas é interessante observar a queda na venda de jogos: estará isso relacionado a poucos lançamentos de peso no final do ano ou os serviços de assinatura tem realmente conquistado esse espaço no coração – e carteiras – dos jogadores? O que acham?
FONTE: Neotrust Confi