Sony revela detalhes da GPU do PS5 Pro em apresentação técnica
A Sony realizou uma nova apresentação sobre o PS5 Pro, com Mark Cerny – responsável pela arquitetura do PlayStation 5 e o novo console – revelando mais detalhes técnicos sobre o videogame. Nela, o engenheiro compartilhou diversas informações que foram mantidas em segredo até agora.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 30 anos de PlayStation: qual é o melhor console? PS5 Pro: qual é a placa de vídeo equivalente em um PC gamer?
Ele afirma que o PlayStation 5 Pro tem 16,7 TFLOPs, que não é tão distante dos 10 TFLOPs do console padrão. A afirmação encerra de vez o debate sobre o suposto vazamento do poder gráfico do console, que prometia 33,5 TFLOPs. Porém, na realidade é basicamente a metade disso que chegou à versão final.
Mark Cerny também esclarece que o PS5 Pro usa arquitetura gráfica RDNA 2.X, uma GPU AMD RDNA 2 personalizada pela Sony. De acordo com ele, a arquitetura customizada tem muitos recursos da RDNA 3, mas mantém sua estrutura original para não forçar uma reescrita dos códigos no console.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Sony considera que o maior avanço no PS5 Pro foi em relação à estrutura de Ray Tracing. O console usa o BVH8 (Bounding Volume Hierarchy) e faz um aproveitamento melhor de “gerenciamento de stacks no hardware” – trazendo um código de sombreamento gráfico mais bem organizado, simples e com um desempenho melhor.
O BVH8 trata de renderização tridimensional, calculando alguns aspectos gráficos como os reflexos. Como o nome indica, neste nível são realizados cálculos de ray tracing em grupos de 8 caixas delimitadoras.
De forma similar, o Ray Intersection Engine teve sua potência dobrada com o PS5 Pro. Enquanto no console base temos 4 caixas e 1 triângulo, o novo videogame traz 8 caixas e 2 triângulos – o que traz diversas melhorias visuais dentro dos jogos.
Apresentação técnica do PS5 Pro
Vale notar que a apresentação de Mark Cerny não contém jogos, apenas uma definição mais técnica do que pensaram e fizeram com o PS5 Pro – permitindo que o console fosse lançado da forma como vimos em novembro.
Ou seja, caso você esteja buscando ver – de fato – essas melhorias, não é o lugar em que esse tipo de conteúdo estará. Cerny só entra em cena (com o perdão do trocadilho) para debater a arquitetura de consoles e falar sobre o que a Sony determinou para um dispositivo ou geração.
Ao menos neste caso foi revelado o “mistério” sobre a GPU do PS5 Pro – que no fim das contas se manteve uma RDNA 2 (mesmo que existam recursos presentes apenas na RDNA 3). Possivelmente eles quiseram manter a geração da forma como está, levando em consideração que mudar este aspecto poderia conotar um novo videogame no mercado.
Leia outras matérias do Canaltech:
PS5 é transformado em notebook na China Xbox pode não ter mais jogos exclusivos a partir de 2025 Retrospectiva Playstation: Wrap-Up 2024 já está disponível; veja como fazer
Leia a matéria no Canaltech.