Objeto mais próximo do Sol construído pela humanidade vai fazer aproximação recorde
A sonda Parker da NASA já fez história se tornando o objeto construído pelo homem a chegar mais perto do Sol. Agora, o módulo deve estabelecer um novo recorde enquanto acelera na em direção ao seu voo mais próximo do Sol na véspera de Natal.
Em seu 22º sobrevoo, a sonda passará a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície do Sol, a uma velocidade de cerca de 192 km por segundo. A aproximação será nesta terça-feira, 24 de dezembro, às 08h53 (horário de Brasília).
“Nenhum objeto feito pelo homem já passou tão perto de uma estrela, então a Parker realmente retornará dados de um território desconhecido”, disse Nick Pinkine, gerente de operações da missão Parker Solar Probe, para a NASA. “Estamos animados para ouvir de volta da espaçonave quando ela girar de volta ao redor do Sol.”
Durante a aproximação mais próxima, ou periélio, as operações da missão estarão fora de contato com a espaçonave, e a Parker fará uma transmissão na sexta-feira, 27 de dezembro, para confirmar sua saúde após o sobrevoo próximo.
Representação artística da sonda solar Parker, da NASA, estudando o Sol. Crédito: Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (JHUAPL)
Sonda Parker segue explorando o Sol
Desde que a Sonda Solar Parker foi lançada, em 12 de agosto de 2018, sua órbita elíptica tem permitido que ela alcance a coroa solar mais perto do que nunca – em essência, tornando-se o primeiro objeto feito pelo homem a entrar na atmosfera externa do Sol.
A espaçonave passou repetidamente por Vênus para usar a gravidade do planeta para aumentar sua velocidade e reduzir sua órbita ao redor do Sol. Em novembro deste ano, a sonda passou pelo planeta pela sétima vez, apertando seu circuito sobre o Sol novamente, se preparando para o novo recorde.
Leia também:
Mercúrio: 8 curiosidades sobre primeiro planeta do Sistema Solar
Quais as chances de um asteroide atingir a Terra em breve?
Cientistas sugerem “desmontar” Mercúrio para montar um escudo no Sol. Por quê?
A sonda deve realizar mais quatro periélios em 2025 na mesma velocidade e distância do Sol, atualmente programados para 22 de março e 19 de junho; e, provisoriamente, 15 de setembro e 12 de dezembro.
De acordo com a NASA, a Solar Parker foi desenvolvida como parte do programa Living With a Star da NASA para explorar aspectos do sistema Sol-Terra que afetam diretamente a vida e a sociedade. As medições feitas pela sonda estão ajudando os cientistas a descobrir como o Sol funciona — algo que ainda não sabemos muito bem.
O post Objeto mais próximo do Sol construído pela humanidade vai fazer aproximação recorde apareceu primeiro em Olhar Digital.