ASUS ROG Swift Pro PG248QP: 540Hz é o futuro dos monitores gamers?
O ASUS ROG Swift Pro PG248QP é um monitor gamer com uma configuração incomum: a taxa de atualização de 540Hz. Essa tela tem um display de 360Hz que pode ser overclockado para essa taxa mais elevada de atualização. Neste vídeo vamos abordar as principais características desse monitor, e também discutir os detalhes técnicos por trás das tecnologias que ele trás.
Como escolher um monitor: tecnologias VA, IPS, OLED e TN explicadas!
Monitor com MAIS Hz ganha jogo? Fizemos o experimento!
Site oficial do ROG Swift Pro PG248QP
Link de compra do ASUS ROG Swift Pro PG248QP
Painel do ASUS ROG Swift Pro
O monitor é baseado na tecnologia TN LCD, ou seja, usa cristal líquido torcidos. Essa é uma tecnologia extremamente rápida, o que torna possível criar 540 novos quadros a cada segundo, porém tem outros efeitos negativos, como explicamos neste artigo completo sobre tecnologias de telas.
Tecnologia TN. Divulgação: ASUS
O principal defeito do painel do tipo TN é o ângulo de visão. Essa tecnologia apresenta bastante distorção na imagem dependendo de seu ponto de vista em relação ao display, causando até leve inversão de cores especialmente no ângulo vertical.
Mas essa é uma tela para performance em games, ninguém devia ficar sentando em ângulos exóticos, e sim com o nariz quase colado no display, para jogar. Inclusive essa tela tem justamente o porte compacto de 21 polegadas pensada nos gamers que vão sentar próximos dela para jogar.
Outra característica pensada justamente nessas proximidade é a base da tela. O pedestal tem uma base com “garras retráteis”, que é como a ASUS está chamando esse movimento que os apoios fazem. Eles podem ficar abertos, para quem usa o teclado e mouse em um formato mais tradicional, mas podem ser retraídos para facilitar o posicionamento do mouse e do teclado mais próximo da tela, como alguns atletas tem usado seus periféricos.
Base com “Retractable Claws”. Divulgação: ASUS
Alta taxa de atualização fazem diferença?
Ok, e que diferença faz subir a taxa de atualização do monitor? Jogar com mais quadros torna a visualização dos movimentos em algo mais confortável e preciso, então ajuda tanto tornando o jogo mais agradável de ser jogado, com também a sua capacidade de atingir alvos de forma correta.
Nós fizemos um experimento aqui no Adrena e conseguimos perceber tanto a melhoria da performance da galera, quanto vimos um feedback positivo do pessoal sobre o conforto que é jogar em telas de taxas de quadros mais altas.
Diferença de fluidez e precisão no movimento em diferentes taxas de atualização. Divulgação: ASUS
O ROG Swift Pro PG248QP é praticamente um produto conceito. Ele tem uma tela de 360Hz que vai a 540Hz via overclocking, e entrega essa taxa nunca vista antes em um monitor para jogos.
Alguns pontos importantes: apesar da taxa de atualização alta, a tecnologia TN não é a mais rápida em quesitos como tempo de resposta. Como o pessoal do Monitor Unboxed testou, o ROG Swift apresentou 1.8ms de tempo de resposta, muito impressionante para um painel LCD, mas longe dos um OLEDs, que entregam abaixo dos 0.3ms.
Outras tecnologias do ASUS ROG Swift Pro
Mas a alta taxa de atualização não é o único recurso para mais precisão aqui. Essa tela trás o Ultra Low Motion Blur 2 (ULMB 2), uma tecnologia desenvolvida pela Nvidia e que reduz o efeito de desfoque causado por objetos se movendo.
Funciona assim: quando um pixel faz a transição de uma cor para a próxima, há um tempo necessário para isso acontecer. Isso é chamado de tempo de resposta do pixel. Você percebe essa transição, e o resultado é que objetos se movendo ficam com bordas indefinidas, causadas por pixels que estão transacionando para a nova cor.
O Ultra Low Motion Blur 2 busca resolver isso com o backlight. O truque é, quando os pixels estão trocando de cor, a luz traseira que ilumina a tela é apagada, e só reacende quando todos os pixels já estão com as cores corretas.
Você não percebe esse piscar da luz traseira porque ela acontece muito rápido. Com a tela atualizando a 540Hz, isso quer dizer que cada piscada acontece a cada 1.8 milissegundos. Para dar uma ideia, uma lâmpada tem uma oscilação na casa dos 120Hz, ou seja, a cada 8,3 milissegundos, e pouco provável que você perceba que ela está pisando.
ASUS ROG Swift Pro. Fonte: Asus (Divulgação)
Na prática, o ULMB 2 pode entrega uma clareza no movimento que você precisaria de uma taxa de atualização até 4x maior para atingir, com uma tela em 120Hz com essa tecnologia entregando uma clareza superior a uma tela de 480Hz. Ou seja, nessas contas, você precisaria de uma tela de mais de 2000Hz com a tecnologia tradicional para ter a clareza que é jogar com o ULMB 2 combinado com esse display de 540Hz.
Mas tudo isso aqui não é sem consequências negativas. A principal é que essa tecnologia de desfoque ultra baixo não é compatível com atualização variável da tela, afinal, você precisa manter constante a taxa de atualização e o piscar do backlight. E como essa tela tem 540Hz, pode ser um desafio e tanto ter um hardware rodando seu game na taxa de atualização do monitor.
Principais especificações
24.1 polegadas
Resolução Full HD (1920×1080)
Taxa de atualização de 360Hz (com OC para 540Hz).
Painel TN
Suporte a G-Sync Ultra Low Motion Blur 2
Brilho máximo: 400cd/m²
Precisão de cor :△E< 2
Conexões
– 1x DisplayPort 1.4 DSC
– 2x HDMI (v2.0)