Microsoft testa tradução ao vivo em Copilot Plus PCs com Intel e AMD
A Microsoft está expandindo as funcionalidades do Copilot Plus em PCs com processadores Intel e AMD, introduzindo a capacidade de traduzir em tempo real áudios de mais de 40 idiomas diretamente em legendas em inglês.
A novidade, testada inicialmente em dispositivos equipados com chips Qualcomm, agora chega ao público na atualização do canal Dev do Windows 11.
Além de reforçar a presença da inteligência artificial no ecossistema da gigante de software, o movimento vai em direção a uma série de aprimoramentos já observados em outras frentes — como o controverso recurso “Recall” — e melhorias gerais no desempenho das máquinas, acompanhadas de debates sobre velocidade e presença no mercado.
Mais uma barreira vencida
A tradução simultânea nos PCs Copilot Plus amplia significativamente a acessibilidade a conteúdo global, uma vez que o sistema consegue gerar legendas em inglês para áudios em mais de 44 idiomas, incluindo espanhol, francês, russo, chinês, coreano e árabe.
Com isso, um vídeo do YouTube em mandarim, uma conferência ao vivo em espanhol ou mesmo uma gravação em francês podem ser compreendidos em tempo real, tornando a experiência mais inclusiva e abrindo portas para novos públicos e mercados.
“Entenda o mundo em tempo real: áudios em mais de 40 idiomas, traduzidos simultaneamente”
Embora a funcionalidade já estivesse disponível em dispositivos com processadores Snapdragon — os quais a Microsoft anteriormente alegou serem “os mais rápidos” nesse tipo de cenário, resultando até em avaliações mistas da comunidade —, a novidade agora se estende a uma base mais ampla de usuários.
Esta nova fase pode ajudar a melhorar a imagem dos PCs Copilot Plus, atualmente responsáveis por menos de 10% das vendas de notebooks.
Estratégia no mercado de PCs
A expansão da tradução ao vivo, até o momento, segue o caminho trilhado pelo lançamento do “Recall”, recurso que captura “instantâneos” das atividades do usuário para posterior consulta.
O registro de memórias digitais torna mais fácil resgatar informações, documentos e tarefas realizadas anteriormente, integrando-se ao ecossistema de IA que a Microsoft vem construindo.
Divulgação/Microsoft
Outro exemplo desse esforço da empresa em reforçar a inteligência artificial é o “Copilot Action”, introduzido como uma ferramenta para agilizar processos e comandos. É a Microsoft dando seu all-in nessa nova fase da computação.
Combinando tradução ao vivo, recall e novas funcionalidades de IA, a Microsoft busca aumentar a atratividade dos PCs Copilot Plus, seja com chips Qualcomm, Intel ou AMD.
Afinal, em um momento no qual essas máquinas ainda representam uma parcela minoritária do mercado, gerando grande desconfiança de investidores e até mesmo dos entusiastas, agregar recursos diferenciados pode ser eficiente para conquistar usuários e impulsionar as vendas.
A atitude também sugere que a empresa continua disposta a experimentar novas soluções e ampliar o alcance do Copilot Plus, apostando na inteligência artificial como um diferencial competitivo de peso no cenário em que o mercado se encontra.
Fonte: Microsoft