Trailer pré-renderizado de The Witcher 4 pode ter assets do jogo final
AInda nessa semana durante o episódio de podcast da Digital Foundry, os especialistas do canal comentaram que o trailer pré-renderizado de The Wicther 4, apesar de não ser de gameplay, pode ter assets do jogo final e tem algumas tecnologias que são possíveis em tempo real, mesmo com qualidade reduzida.
Apesar de ser um conteúdo pré-renderizado, alguns detalhes chamaram a atenção de analistas técnicos, que notaram sinais de que os gráficos podem ser mais próximos do que seria possível em tempo real, principalmente com hardware de alto nível.
(…) trailer cinematográfico pré-renderizado na Unreal Engine 5, (…) Você pode fazer basicamente qualquer coisa. (…) Mas, ao mesmo tempo, há algumas coisas aqui que, sabe, eu concordo com você. Parece viável, a iluminação parece viável. O sombreamento da pele é viável, é mais ou menos comparável ao Hellblade.
Os materiais funcionam, acho que eles poderiam fazer isso em tempo real. Sim. A física do tecido, sim. Talvez seja apenas o caso de, sabe, o pós-processamento estar possivelmente envolvido em níveis que talvez não sejam possíveis (em tempo real)
Digital Foundry
Isso inclui, por exemplo, a forma como a luz interage com diferentes superfícies e a animação dos personagens, que, embora impressionantes, não parecem ser um salto revolucionário em relação a Hellblade 2, por exemplo, que também utiliza a Unreal Engine 5.
Entre os elementos que levantaram dúvidas, está a qualidade das texturas e a modelagem de alguns objetos, como pedras e cabelos, que em momentos em que aparecem próximos da câmera apresentam uma geometria que não é aboslutamente perfeita, sugerindo que, de fato, alguns desses assets podem ser reaproveitados diretamente no jogo.
Mas há alguns sinais de que isso poderia ser algo pronto para a produção, possivelmente. Porque se você olhar para alguns dos recursos em alguns dessas aproximações de câmera no final da sequência, verá que as rochas não parecem impecáveis em termos de geometria.
Como disse John, o cabelo parece um pouco angular. Você vê um pouco de trabalho de textura que não é totalmente impecável a uma distância muito, muito próxima, o que me faz pensar: “Ah, sim, isso pode ser um asset do jogo”.
Oliver Mackenzie – Digital Foundry
Além disso, a iluminação — um dos maiores destaques do trailer — é um aspecto que poderia ser escalado para diferentes plataformas, desde PCs de alto desempenho até consoles da geração atual.
É possível ver um pouco de artefatos de serrilhamento nos fios de cabelo de Ciri contra a luz nessa cena (Imagem: Digital Foundry/Reprodução)
Os gráficos e iluminação podem ser ajustados em qualidade para rodarem em tempo real em The Witcher 4
Mesmo que a fidelidade apresentada seja impressionante, é possível que o jogo final seja ajustado para rodar de forma mais otimizada tanto no PC mas especialmente nos consoles.
A qualidade da iluminação em ray tracing, por exemplo, apesar de ser basicamente impecável no trailer pré-renderizado de The Witcher 4, pode estar presente com configurações mais modestas, mas ainda com uma aparência relativamente semelhante.
Imagem: CD Projekt RED/Reprodução
Veja também: The Witcher 4 terá mapa similar ao 3
Podemos observar isso em muitos lançamentos recentes, inclusive, que usam a tecnologia de Ray Tracing, como Indiana Jones e o Grande Círculo, que oferece diversas opções gráficas para equilibrar desempenho e qualidade visual até mesmo no Xbox Series S.
Não há nada aqui sobre os modelos de personagens, por exemplo, que não tenhamos visto antes. Não se trata de uma nova referência em termos de nível de detalhes. Se você pausar o quadro e observar algumas dessas cenas, especialmente as cenas de ação, os personagens claramente não estão sendo modelados com níveis de fidelidade super realista ou algo assim. Há algumas coisas que são bastante atraentes, como os dentes dos personagens, muito bem modelados, e o rosto.
Tudo está bem modelado para um asset de videogame, mas também parece claramente que esses poderiam ser assets de jogos que você veria em um PS5, talvez. Nesse contexto, isso não me parece tão absurdo. É apenas a iluminação aqui que é realmente de nível superior em relação ao que se vê em um console normal, com certeza.
John Linneman – Digital Foundry
Resumindo, é claro que esse trailer não representa a qualidade do jogo quando renderizado nativamente em tempo real, mas alguns aspectos dele podem sim estar presentes em gameplay.
Isso inclui as texturas, os modelos dos personagens e até uma iluminação em ray tracing, mas com menor qualidade, e tudo com escalonamento para realisticamente rodar nos consoles e nos PCs.
Enquanto os detalhes sobre o lançamento do jogo ainda são limitados, o trailer pré-renderizado sugere que a CD Projekt Red está empenhada em explorar ao máximo as capacidades gráficas da geração de consoles e PCs.
Se for possível, vale à pena conferir a discussão do pessoal da Digital Foundry sobre o assunto no vídeo, mesmo que seja com as legendas traduzidas automaticamente para o português, para entender melhor como eles chegaram a essas análises.
Fonte: Digital Foundry.