Intel diz que processo de 18A estreará nas CPUs Panther Lake
Durante a conferência Barclays Annual Global Technology na última quinta-feira (12), a Intel revelou que sua próxima geração de processadores Panther Lake, sucessora da série Core Ultra 200, usará o processo de fabricação proprietário 18A de 1,8 nm.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 3 melhores processadores da Intel para jogos Como a NPU da Intel e a IA podem te ajudar no dia a dia
O anúncio foi feito pelos CEOs interinos, Michelle Johnston Holthaus e David Zinsner, que assumiram a liderança após a saída repentina de Pat Gelsinger e até que a Intel encontre o novo CEO definitivo.
Processo 18A já tem outros clientes na fila
Holthaus explica que as CPUs Panther Lake (Core Ultra 300) são o primeiro cliente dentro de um processo de fabricação da Intel, que nesse caso é o 18A. Mas, aparentemente, já existe uma fila de espera:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Agora estamos usando a Intel Foundry para o Panther Lake, que é o nosso produto de 2025, que será lançado no 18A. E essa é a primeira vez que somos o cliente zero em um processo da Intel em muito tempo. Mas só para dar algumas garantias, no Panther Lake, temos nossas amostras ES0 com os clientes. Temos oito clientes que já ligaram, o que nos dá uma ideia de que a saúde do silício é boa e a saúde da Foundry é boa”.
A informação oficial vai de encontro com rumores anteriores, que diziam que a Intel ainda precisaria da TSMC para os processadores Panther Lake, e que alguns dies seriam feitos pela Intel Foundry, e não toda a estrutura dos processadores.
A geração de CPUs Panther Lake, oficialmente, é referente a chips mobile, mas existem rumores dizendo que esses processadores também chegarão aos PCs desktops, algo que ainda não foi confirmado pela Intel.
Veja mais do CTUP:
PS5 é transformado em notebook na China O que é um jogo Roguelite? Guia completo sobre o gênero Elden Ring: Nightreign terá testes de rede, veja como participar
Leia a matéria no Canaltech.