EconomyFeaturedNewsTop Stories

Óleo de cozinha pode ter ligação com câncer de cólon

O óleo de cozinha pode ter ligação com câner de cólon. É o que temem os pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida e do Instituto do Câncer do Hospital Geral de Tampa (TGH). Para chegar a essa possibilidade, a equipe analisou 80 pessoas diagnosticadas com a doença, entre 30 e 35 anos. 

Qual é o óleo mais saudável para cozinhar? Veja o que diz a ciência! Cozinhar com óleo velho pode prejudicar seu cérebro

Até então, a relação entre óleo de cozinha e câncer de cólon era inconclusiva, mas o novo estudo identificou que os óleos de sementes são um possível fator contribuinte para a doença.

O estudo, publicado na revista científica Gut, descobriu que os tumores apresentavam sinais de “níveis aumentados de lipídios bioativos”, ou seja, pequenas moléculas oleosas criadas pelo corpo ao metabolizar óleos de sementes em vez de gorduras mais saudáveis.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os autores comentam que esses lipídios bioativos estão associados ao aumento da inflamação, além de prejudicar o processo natural de cura do corpo e contribuir para o crescimento de tumores.

Óleo e inflamação

O grande alerta é que as dietas pouco saudáveis podem resultar no aumento da inflamação. O novo estudo ressalta que essa inflamação também pode ser encontrada nos próprios tumores de cólon, e que o câncer é como uma ferida crônica que não cicatriza.

Óleo de cozinha pode ter ligação com câncer de cólon (Imagem: RDNE Stock project/Pexels)

Os autores descrevem que, se o corpo vive de alimentos ultraprocessados ​​diariamente, a capacidade de curar essa ferida diminui devido à inflamação e à supressão do sistema imunológico, o que permite o crescimento do câncer.

Isso significa que você precisa parar urgentemente de usar óleo de cozinha? Não. O objetivo do estudo é apenas chamar atenção para uma possível consequência do uso excessivo.

Câncer de cólon

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de cólon e reto abrange tumores malignos do intestino grosso, mas é frequentemente curável quando localizada no intestino. 

Um artigo publicado pela Pasta diz que a maioria dos tumores colorretais origine-se de pólipos adenomatosos. “Tais pólipos são neoplasias benignas do trato gastrointestinal, mas podem sofrer malignização com o tempo. O tipo histopatológico mais comum é o adenocarcinoma; outros tipos são neoplasias malignas raras”, diz o material.

O fato é que o câncer de cólon é um dos mais comuns no Brasil, e um dos casos mais famosos foi o do jogador de futebol Pelé. 

Leia também:

Cresce o número de casos de câncer de intestino no Brasil Lista de alimentos cancerígenos, segundo a OMS

VÍDEO | Helicóptero movido a óleo de cozinha

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box