LG encerra a fabricação de leitores Blu-Ray
A LG não produzirá mais leitores Blu-Ray, com a produção de dispositivos como o UBK80 e UBK90 UHD sendo encerrada. O movimento é similar ao executado pela Oppo em 2018 e Samsung em 2019, acompanhando a queda de vendas das mídias físicas e a falta de distribuição global.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Philco apresenta nova linha Extreme com 13 novas caixas de som Apaga as luzes, toca música e mais: o que a lava e seca com tela da Samsung faz?
Ao FlatpanelsHD, a LG Korea confirmou que está saindo em definitivo do mercado de leitores de discos óticos, mas que pode reconsiderar a sua decisão futuramente – caso haja demanda para um eventual retorno. Eles continuam comercializando os modelos que estão em estoque, mas isso chegará ao fim em algum momento.
É importante lembrar que a LG lançou os leitores Blu-Ray UBK80 e UBK90 UHD em 2018, não produzindo nenhum novo dispositivo nestes últimos seis anos. Companhias como a Panasonic e a Sony também não produzem novos modelos há muito tempo, apesar de continuarem fabricando os dispositivos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O mercado de Blu-Ray não é mais o mesmo
A saída da LG do mercado de leitores Blu-Ray não é estranha, considerando que os discos estão apresentando queda nas vendas há alguns anos. Se levar em consideração que esta tecnologia não foi tão popular quanto os DVDs, por exemplo, é possível enxergar as razões da sua decisão.
No site oficial, os leitores Blu-Ray já são marcados como “descontinuados” (Imagem: Reprodução)
Além da queda na venda dos discos Blu-Ray, grande parte das corporações que produzem conteúdo – como Disney, Warner Bros. e outras gigantes do entretenimento – estão focadas em levar suas produções diretamente para as plataformas de streaming. A própria Disney, por exemplo, não distribui mais filmes e séries em mídia física em países como o Brasil desde 2020.
Como reproduzir Blu-Ray?
Com a saída da LG do mercado de leitores Blu-Ray, apenas companhias como a Panasonic e Sony continuarão fabricando modelos populares. Há outras empresas produzindo dispositivos “premium”, como a Reavon e a Magnetar – porém, voltados para um público segmentado.
Além delas, videogames como o PS5 e o Xbox Series X também possuem leitor e reprodutor Blu-Ray, permitindo que o usuário possa ver seus filmes e seriados favoritos através deles. Há temores de que versões futuras sigam a tendência de serem vendidas sem o acessório – como visto no PS5 Pro – e isso limitaria ainda mais o mercado.
Leia outras matérias do Canaltech:
Astro Bot é o Melhor Jogo do Ano no The Game Awards 2024; veja lista Fortnite Ballistic: novo modo 5v5 em 1ª pessoa chega em 11 de dezembro Presidente da AMD, Lisa Su é eleita a CEO de 2024; conheça sua trajetória
Leia a matéria no Canaltech.