Homem que exigiu bitcoins antes de explodir supermercado do Mato Grosso vai a júri popular
Um crime que chocou o Estado do Mato Grosso em 2023 foi uma tentativa de estelionato em Rondonópolis, quando um homem ameaçou explodir duas unidades de supermercado caso não recebesse um determinado valor em bitcoin.
Como noticiado pelo Livecoins na época do ocorrido, o homem ligou exigindo R$ 300 mil em bitcoin. Atuando com a profissão de barbeiro, ele acabou não recebendo o que pediu no seu estelionato contra duas unidades do Supermercado Tropical.
Assim, ele detonou uma bomba de fabricação caseira em uma unidade do supermercado, ferindo pessoas que ali estavam no momento, inclusive uma criança de 7 anos. Identificado pelas autoridades, Rodrigo Machado de Oliveira receberá o seu julgamento a 212 quilômetros da capital Cuiabá (MT).
Preso após explodir bomba caseira em supermercado, homem que tentou estelionato com bitcoin vai a júri em Rondonópolis
Segundo apuração realizada pelo Livecoins, na próxima segunda-feira (16), a partir das 9 horas da manhã, Rodrigo se apresentará diante dos jurados convocados a atuar em seu caso. O réu responderá diante dos jurados pelos crimes de homicídio tentado, explosão, extorsão e possuir ou manter sob sua guarda munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal.
Com 11 lojas, a rede de Supermercado Tropical recebeu uma mensagem pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), com um nome pedindo o pagamento de R$ 300 mil para não explodir artefatos nas unidades. O prazo de horas, contudo, não foi obedecido, o que levou o criminoso a cumprir a promessa.
Assim, por volta das 18 horas do dia 4 de abril de 2023, ele acionou o artefato explosivo no Supermercado Tropical da Vila Operária. Para os investigadores do Ministério Público do Mato Grosso, ele tinha um plano claro de matar pessoas e causar danos ao estabelecimento. O mecanismo de acionamento, segundo confissão do suspeito, foi acionado a 60 metros de distância em uma moto.
A criança de sete anos atingida, por exemplo, teve fraturas na bacia, no joelho, na perna direita e na mão esquerda, e por todo o seu corpo havia fragmentos arremessados em decorrência da explosão, inclusive nos olhos. Ele foi operado e ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional.
Outra vítima, uma cliente sofreu rompimento de tendões no pé direito e passou por cirurgia em um hospital particular da cidade. Ela teve que ficar em repouso por três meses após ser operada.
Imagens de atentado a bomba em supermercado do Mato Grosso, criminoso pediu pagamento em bitcoin antes. Divulgação.
Homem planejou ataques contra outras unidades, mas foi encontrado e agora poderá receber pena dura de prisão
Já no dia 5 de abril de 2023, um dia após o primeiro atentado, ele voltou a procurar o SAC do supermercado para pedir um novo pagamento em bitcoin. Novamente, a ameaça dava conta que outra unidade enfrentaria uma explosão, o que levou a rede a fechar suas unidades para inspeção policial.
Durante as buscas, os agentes de segurança pública encontraram um artefato explosivo em outra loja, atuando para inutilizar sua ação. Ao pesquisar imagens nas câmeras de segurança, foi possível identificar o autor das ameaças e explosão.
Ao ser preso, Rodrigo tinha em sua casa um plano escrito onde mantinha os detalhes de como iria atuar para explodir unidades do mercado. Além disso, ele tinha um plano de ameaçar publicamente o supermercado, para que este passasse por investigação criminal e tivesse prejuízos financeiros.
O caso é um dos primeiros relacionados a crimes com explosões que tentaram estelionato, e mostra que as autoridades estão conseguindo coibir o problema. Com informações do MPMT.
Fonte: Homem que exigiu bitcoins antes de explodir supermercado do Mato Grosso vai a júri popular
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.