DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Intel não promete produtos “maravilhosos” com Falcon Shores, suas futuras GPUs para IA

A Intel se prepara para uma mudança drástica nos aceleradores Gaudi que oferece para IA. A empresa pretende juntar Gaudi com GPUs para HPC em um novo produto, que atualmente usa o codinome Falcon Shores. Entretanto, inesperadamente a Co-CEO atual da empresa já avisou que esses primeiros componentes provavelmente não serão “maravilhosos”, ajustando as expectativas de clientes e investidores.

A fala veio de Michelle Johnston Holthaus, na Conferência Anual de Tecnologia Global, de Barclays. “Nós realmente temos que pensar em como vamos do Gaudi para nossa primeira geração do Falcon Shores, que é uma GPU”, disse a executiva. “E eu vou dizer agora mesmo, vai ser maravilhoso? Não, mas é um bom primeiro passo”.

Fonte: Intel

Certamente é uma fala inesperada quando toda empresa enaltece seus novos produtos como uma “revolução” ou algo do tipo. Holthaus foi pragmática ao explicar que, ao implementar tecnologias inéditas para a empresa, prefere ter logo uma nova plataforma e evoluir a partir dela, em vez de ficar de dois a três anos “parados” desenvolvendo a novidade.

A executiva comentou também que aposta na longevidade da IA, e no surgimento de novas oportunidades em mais áreas do segmento. “Obviamente, a IA não vai embora. Obviamente o treinamento é, vocês sabem, o foco hoje em dia, mas há oportunidades de inferência em outros lugares onde haverá diferentes necessidades, de uma perspectiva do hardware”. Parece, então, que Falcon Shores vai mirar nesses “outros lugares”.

Falcon Shores vai preparar o terreno para Jaguar Shores

Uma vez que a Intel já revelou seu roadmap para o futuro de seus aceleradores Gaudi, sabemos que a próxima geração depois da ainda não lançada Falcon Shores vai se chamar Jaguar Shores.

Fonte: Intel

Notícias relacionadas:

Intel revela codinome Jaguar Shores para geração futura do acelerador Gaudi, para IA

Intel lança Gaudi 3 otimizado para IA generativa em larga escala

Intel anuncia aposentadoria do CEO Pat Gelsinger

Unindo isso à fala da Co-CEO Holthaus, podemos especular que Falcon Shores vai chegar para preparar o terreno antes da empresa fazer apostas mais sólidas no novo formato. É de se esperar que a empresa trabalhe principalmente no desenvolvimento de plataforma e software, a área que realmente possibilitou o domínio atual da NVIDIA sobre IA.

De um jeito ou de outro, podemos estimar também que a Intel está contando com um plano a longo prazo para conseguir algum espaço no segmento.

Fonte: TechPowerUp

Facebook Comments Box