97% dos brasileiros aprovam carros elétricos, diz pesquisa
Um levantamento realizado pela Global EV Alliance mostra que o futuro do mercado automotivo é elétrico. A pesquisa ouviu 23.254 donos de carros elétricos em 18 países, incluindo o Brasil, e concluiu que a grande maioria dos proprietários estão satisfeitos.
Os principais motivos citados pelos entrevistados foram: custos operacionais reduzidos; benefícios ambientais, como a redução de emissões e menos poluição sonora; interesse por novas tecnologias; e melhor dirigibilidade e menor custo de manutenção.
Fator ambiental é determinante para a compra de carros elétricos
Por aqui, 97% dos entrevistados aprovaram o uso dos eletrificados e disseram que não voltariam a usar um carro movido a combustão. No Brasil, a questão do custo foi muito citada, ainda mais considerando que veículos elétricos geralmente apresentam menor custo por quilômetro rodado.
O estudo ainda apontou que 72% dos motoristas ouvidos no mundo todo realizam a maior parte das recargas em casa, enquanto apenas 13% dependem de estações de recarga rápida. No Brasil, o resultado foi semelhante. Ainda sobre o tema recarga, 30% dos ouvidos afirmaram planejar com antecedência onde carregarão seus veículos para evitar imprevistos.
O levantamento também mostrou que 90% dos donos de veículos elétricos consideram a mudança climática um problema grave. Essa preocupação ambiental é um dos principais fatores que motivam a transição para a mobilidade elétrica, não sendo diferente em território brasileiro.
Leia mais
Vendas de carros elétricos e híbridos batem novo recorde em novembro
Venda de carros elétricos e híbridos bate recorde no Brasil
Venda de carros elétricos dispara no Brasil em poucos meses
Brasil: elétricos já representam mais de 7% das vendas de veículos
Desafios para o mercado no Brasil
A pesquisa também revelou os maiores desafios enfrentados pelos donos dos carros elétricos.
São eles: baixa cobertura de estações de recarga rápida; tempo de recarga considerado elevado; funcionamento inconsistente de alguns carregadores; e ansiedade de autonomia, especialmente em viagens mais longas.
No Brasil, o problema mais citado foi a falta de infraestrutura de recarga.
Além disso, é necessário maior acesso a incentivos fiscais e uma maior variedade de modelos com preços acessíveis no mercado brasileiro, tornando os carros elétricos mais acessíveis para o consumidor médio.
O post 97% dos brasileiros aprovam carros elétricos, diz pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.