EconomyFeaturedNewsTop Stories

Ex-funcionário da ASML é preso sob suspeita de espionagem industrial

Um ex-funcionário da ASML foi detido pelo Ministério de Asilo e Migração da Holanda sob suspeita de roubar segredos industriais da companhia. A identidade da pessoa não foi divulgada, mas o suspeito teria conexões com a Rússia e já recebeu uma imposição lhe banindo da Holanda por 20 anos.

A sentença inicial chama a atenção porque, segundo a mídia holandesa, é bem incomum no país. Aparentemente, a Holanda reserva esse tipo de imposição para casos que envolvem segurança nacional, o que ressalta o peso que a ASML tem no país.

A companhia não é apenas a empresa mais avançada da Holanda, mas também a única no mundo que oferece maquinário EUV para os processos mais avançados de fabricação de processadores da atualidade. Não é à toa que a ASML foi o principal alvo de pressão dos EUA quando o país quis que seu parceiro impusesse mais restrições contra a China.

O suspeito no caso de espionagem é um engenheiro de 43 anos que teria roubado importantes documentos, incluindo manuais para microchips. O crime não teria se limitado à ASML, mas também à Mapper Lithography, outra companhia de manufatura de semicondutores que foi comprada pela ASML quando faliu em 2018.

ASML não comentará o caso durante o julgamento

A ASML respondeu a pedidos por uma declaração da mídia holandesa, mas não quis se aprofundar no caso. Em tradução livre, a empresa comentou:

“Estamos cientes do processo contra um ex-funcionário da Mapper e ASML. Seguindo nossa política, nós também entregamos um relatório a respeito. Não vamos comentar mais a respeito durante o julgamento.”

Divulgação/ASML

Notícias relacionadas:

Holanda cede aos EUA e vai impor mais restrições para a ASML na China

Ex-funcionária da SK Hynix é presa por roubar segredos da empresa para a Huawei

Ex-executivos da Samsung são presos sob suspeita de roubar tecnologia para a China

O suposto espião vai participar de uma audiência antes do julgamento propriamente dito, onde pode ser conseguido um acordo em troca de uma sentença abrandada.

Conforme a liderança na indústria de semicondutores se torna cada vez mais um aspecto tão geopolítico quanto econômico, casos de espionagem industrial se proliferam. Logo no mês passado tivemos outro caso desses aparecendo nas notícias, envolvendo Sk Hynix e China.

Fonte: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box