EconomyFeaturedNewsTop Stories

Construção de domo do maior telescópio do mundo avança no Chile

O Observatório Europeu do Sul (ESO) publicou novas fotos da construção do Extremely Large Telescope (ELT). Trata-se do maior telescópio do mundo, instrumento que está em desenvolvimento no deserto do Atacama, no Chile, e que deve estar finalizado até 2028. 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
Como funcionam os telescópios espaciais? Conheça os mais importantes  Qual a diferença entre telescópio profissional e amador?

As novas fotos mostram que o domo do observatório, a estrutura central e a base do seu espelho M1 avançaram. Quando estiver finalizado, o espelho M1 vai medir quase 40 m de comprimento, pesando quase 200 toneladas.

Você vai perceber que a parte central do domo tem uma estrutura em cor branca — é ela que vai sustentar o espelho, permitindo que se mova suavemente durante as observações e compense fatores externos, como ventos e mudanças de temperatura. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Detalhe do domo do Extremely Large Telescope (Imagem: Reprodução/ESO/G. Vecchia)

Se tudo correr bem, o espelho secundário M2 deve ser concluído em 2025. O componente promete ser o maior espelho convexo já produzido, e vai refletir a luz coletada pelo M1; depois, a luminosidade vai ser direcionada ao espelho M3, que deve ser finalizado em 2027. O sistema vai proporcionar melhor qualidade nas observações em amplo campo de visão.

E não pense que a única forma de acompanhar o trabalho é com as atualizações do ESO. Na verdade, o observatório disponibilizou uma transmissão interativa via webcam, mostrando imagens das obras diariamente. Para conferir, é só acessar a página da webcam.

Leia também:

Como escolher seu primeiro telescópio doméstico? 

Veja para onde o telescópio espacial Hubble está olhando agora

O Sol pode virar um telescópio gigante graças à sua própria gravidade

Vídeo: O que é Starlink?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box