EconomyFeaturedNewsTop Stories

Quantos lados tem a Grande Pirâmide de Gizé? Spoiler: não são 4

As pirâmides do Egito são recheadas de mistérios e teorias da conspiração, que seguem essas maravilhas do mundo antigo. Mas entre os questionamentos, pouco se pergunta sobre quantos lados a Grande Pirâmide de Gizé (a mais famosa) tem, afinal, se é uma pirâmide, ela tem quatro lados, certo? Bem, isso está errado.

Apesar do formato piramidal, a Grande Pirâmide de Gizé não tem quatro lados, e ninguém reparou nisso durante milhares de anos. A verdade é que esse fato passou despercebido até 1926 (lembrando que as construções têm mais de 4.500 anos) quando o piloto da Força Aérea Britânica P. Groves fotografou a pirâmide de cima.

O que parecida ser uma simples foto, revelou um fato curioso: a Grande Pirâmide de Gizé, na verdade, tem oito lados, e não quatro como especulado anteriormente. Bom, não é preciso ser especialista em geometria para saber que isso é no mínimo estranho, mas tem uma explicação.

Leia mais

Estrutura misteriosa é encontrada embaixo das pirâmides do Egito

Rio perdido poderia explicar como as pirâmides do Egito foram construídas

Quantas pirâmides do Egito Antigo ainda existem?

Cada face da pirâmide não é exatamente reta, mas levemente concava, o que faz com que cada um deles seja duplicado, em uma estrutura octogonal. “A Grande Pirâmide de Gizé é conhecida por ter uma característica surpreendente de concavidade, já que cada uma de suas quatro faces é ligeiramente recuada ao longo de sua linha central, da base ao pico”, explicou Akio Kato, do Departamento de Matemática e Física da Universidade de Kanagawa, no Japão, em um artigo de 2023

“Em outras palavras, a Grande Pirâmide é uma pirâmide octogonal côncava, em vez da pirâmide quadrada padrão. Essa concavidade é [muito] sutil para ser vista de qualquer posição no solo, mas pode ser observada do ar”, completou, segundo o IFL Science.

Como a Grande Pirâmide de Gizé tem oito lados?

Mas como isso demorou tanto tempo para ser percebido? O fato é que vendo do solo, essa leve inclinação é imperceptível, o que combinado com a superfície irregular da construção, impediu que o real formato da obra fosse visto anteriormente. 

Se engana também quem pensa que essa forma estranha foi um total acidente de percurso. As pirâmides do Egito são construções bastante precisas para a época em que foram feitas e a forma octogonal provavelmente é um dos motivos que fez a maior delas sobreviver por tanto tempo. 

Imagem: Pandora Pictures/Shutterstock

“As camadas inclinadas, juntamente com a base reforçada, eram necessárias para a estabilidade de longo prazo da Pirâmide contra as forças naturais severas, como a alta compressão gravitacional, terremotos e tempestades, apontando o fato viável de que a Pirâmide sofreu tempestades severas mais de 500 vezes durante os 4.500 anos”, escreveu Kato no artigo. 

“O ponto crucial sobre a estabilidade é que os efeitos dessas forças naturais são bem diferentes entre o núcleo de cursos inclinados e o de cursos verdadeiramente nivelados, no sentido de que o primeiro pode ser apertado para se tornar mais forte ao longo do tempo, mas o último seria desintegrado para ser mais fraco ao longo do tempo”, completou.

O post Quantos lados tem a Grande Pirâmide de Gizé? Spoiler: não são 4 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box