George Martin diz que não sabe se terminará obra de Game of Thrones
Embora não seja uma completa surpresa, já que depois de tantos anos de espera, fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo já haviam aceitado a possibilidade de que talvez nunca vissem a história finalizada, George R. R. Martin admitiu que existe a chance de realmente nunca terminar Os Ventos do Inverno.
Sexto livro da série de alta fantasia, cuja história se passa após os dois livros paralelos da saga, O Festim dos Corvos (2005) e A Dança dos Dragões (2011), Os Ventos do Inverno foi anunciado originalmente para 2014, mas vem sendo adiado pelo autor desde então.
Durante esse tempo, inclusive, a adaptação para TV dos romances, Game of Thrones, transformou-se em um dos maiores sucessos da história da HBO e finalizou sua oitava temporada em 2019, dando seu próprio encerramento para o show.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Autor não sabe como atrasou livro tanto tempo
Adaptação para a TV da série teve oito temporadas e spin-off A Casa do Dragão já está no segundo ano (Imagem: Divulgação/HBO)
Agora, treze anos após lançar o último livro da série e ainda diariamente cobrado por Os Ventos do Inverno – que, vale lembrar, não é o último da franquia, projetada para acabar apenas no sétimo volume, Um Sonho de Primavera – George Martin parece não ter muita certeza de que esse projeto verá a luz do dia.
Em conversa com o The Hollywood Reporter, o autor falou sobre sua própria decepção com a demora, mas também sobre o desejo de continuar em frente, embora de fato não saiba o que esperar do futuro.
“Infelizmente, estou 13 anos atrasado. Toda vez que digo isso, eu fico ‘Como pude estar 13 anos atrasado?’ Não sei, acontece um dia de cada vez”, desabafou o escritor. “Mas isso ainda é uma prioridade. Muitas pessoas já estão escrevendo obituários para mim. [Eles dizem] ‘Oh, ele nunca estará pronto.’ E talvez eles estejam certos. Eu não sei. Mas estou vivo agora e pareço bem vital” respondeu o autor.
George R. R. Martin, que atualmente tem 76 anos, contou ainda que “não é um jogador de golfe” e, portanto, nunca poderia se aposentar. O que significa que, seja escrevendo Os Ventos do Inverno ou outras publicações, o autor não pensa em largar o ofício tão cedo – o que talvez ajude a trazer um pouco de esperança aos fãs da franquia.
Publicada desde 1996, quando seu primeiro livro, A Guerra dos Tronos, chegou às livrarias, As Crônicas de Gelo e Fogo é uma série de livros de fantasia épica, traduzidos para mais de 45 idiomas e que, até 2019, já haviam vendido mais de 90 milhões de cópias.
Os Ventos do Inverno, sexto livro da saga, vem sendo escrito por Martin desde janeiro de 2012 e, segundo uma atualização feita em seu blog no ano passado, já está com 1100 páginas prontas das 1500 programadas.
Leia também:
10 anos de Game of Thrones | Vale a pena rever? Game of Thrones deve ganhar filme pela Warner Bros. George R. R. Martin fala sobre solidão, tédio e rotina de escrita no isolamento
Leia a matéria no Canaltech.