SteamOS da Valve está a caminho de outros consoles portáteis
Os inúmeros consoles portáteis lançados nos últimos dois anos rodam Windows e otimizações específicas. Mas, segundo um vazamento, o SteamOS deve chegar a esses aparelhos em algum momento ainda não revelado.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Vale a pena comprar um Steam Deck? O que é o Steam?
A informação foi divulgada pelo site Gaming on Linux, que afirmou que dispositivos rodando o sistema operacional do Steam Deck terão um selo com a indicação “Powered by SteamOS”. Já existe até mesmo a ilustração do selo em um guia da Valve. A definição do próprio guia diz o seguinte:
“O logotipo Powered by SteamOS indica que um dispositivo de hardware executará o SteamOS e inicializará no SteamOS quando o dispositivo for ligado. Os parceiros/fabricantes enviarão hardware com uma imagem do Steam no formato fornecido por e/ou desenvolvida em estreita colaboração com a Valve. Não devem ser feitas alterações físicas no logotipo e ele não deve ser combinado com nenhum outro elemento de marca”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Guia sobre como usar a logo “Powered by SteamOS” da Valve (Imagem: Valve)
Em agosto deste ano, a Valve já havia confirmado a chegada de seu sistema operacional para um dos maiores rivais do Steam Deck: o ASUS ROG Ally. Já se passaram 4 meses e nada oficial foi revelado sobre isso. Agora, com esses vazamentos, parece que é questão de tempo até vermos outros portáteis com o SO. Além disso, já existem formas extraoficiais de instalar o sistema do Steam em outros aparelhos.
Com inúmeros modelos saindo todo ano, especialmente de marcas menos conhecidas vindas da China, o mercado de consoles portáteis viu um boom de 2022, com a chegada do Steam Deck, até agora. Com APUs mobile da AMD e Intel oferecendo cada vez mais capacidade gráfica com iGPUs mais potentes, os consoles portáteis têm se tornado uma excelente opção para jogos.
Veja mais do CTUP:
Indiana Jones e o Grande Círculo no PC: veja os requisitos para jogar Parceiros da Intel estão preocupados com saída repentina de Pat Gelsinger Fim do Windows 10 pode movimentar R$74 bi e transformar mercado de PCs no Brasil
Leia a matéria no Canaltech.