DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Plutão terminará em 2178 sua 1ª órbita em torno do Sol, desde sua descoberta

Quando o assunto são os planetas anões no Sistema Solar, Plutão pode ser facilmente considerado o mais famoso deles. Antes classificado como um planeta “de verdade”, este mundo gelado e distante foi “rebaixado” a outra categoria há poucos anos, antes mesmo de completar uma volta ao redor do Sol! 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Há 12 anos, Plutão deixou de ser considerado um planeta no Sistema Solar Órbita quase caótica de Plutão fica um pouco mais próxima de ser compreendida

Enquanto nossos dias na Terra duram quase 24 horas, em Plutão eles chegam a quase 153 horas. Parece longo? Pois saiba que esta duração não se compara à dos anos no planeta: Plutão leva 248 anos terrestres para completar uma órbita. 

Plutão, o planeta anão do Sistema Solar (Imagem: Reprodução/NASA)

Isso significa que o planeta anão vai completar uma órbita em 23 de março de 2178, a primeira desde a sua descoberta. Além de longa, a órbita de Plutão ao redor do astro tem formato e inclinação pouco comuns. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Este mundo gelado orbita o Sol em uma trajetória bastante oval, que o leva ora a 49,3 unidades astronômicas do Sol, ora a 30 — para comparação, tenha em mente que cada unidade representa a distância entre a Terra e o Sol. 

Enquanto isso, este objeto segue viajando pelo espaço não como planeta, mas sim planeta anão. A mudança na categoria foi determinada porque, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) concluiu que, embora Plutão de fato se mova ao redor do Sol, ele não domina sua órbita como planetas “verdadeiros” e nem expulsou rochas espaciais o suficiente, como os planetas fazem. Por isso, Plutão compartilha sua órbita com outros objetos grandes, os quais não o orbitam.

Leia também:

Há 5 anos, a New Horizons sobrevoava Plutão — e tirava fotos incríveis dele!  O que pode explicar as estruturas geométricas em Plutão?

Vídeo: Starlink, como funciona?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box