PRÉVIA | Nível Secreto é certeiro e irá agradar fãs de games
Nível Secreto é a nova série exclusiva da Amazon Prime Vídeo. E porque estamos falando de séries por aqui? Bem, pois essa não é uma produção qualquer, mas sim uma grande homenagem aos games – ou será apenas uma ótima campanha de marketing?
A Amazon me concedeu acesso antecipado a alguns episódios desta série, que tem estreia marcada na plataforma para o dia 10 de dezembro de 2024, e vou falar um pouco sobre cada um deles, e explicar a razão pela qual eu acredito que vocês irão adorar cada minuto desta nova série.
Nível Secreto é um presente de Natal para os gamers
Começando pelo óbvio, para aqueles que ainda não conhecem a série:
“Nível Secreto é uma nova série de animação para adultos que apresenta histórias originais ambientadas nos mundos de alguns dos videogames mais conhecidos do mundo. Das mentes criativas por trás de Love, Death + Robots, cada um dos 15 episódios é uma celebração dos jogos e dos gamers. Nível Secreto foi criado e tem produção executiva de Tim Miller, além de Dave Wilson, que atua como produtor executivo e diretor supervisor.”
O acesso antecipado cedido pela Amazon me permitiu assistir oito episódios, todos em inglês, então não poderei opinar aqui sobre a localização para português brasileiro. Não eram episódios sequenciais e, embora o embargo tenha caído hoje (05), foi pedido pela plataforma que algumas informações ainda fossem mantidas de fora do texto para não prejudicar a experiência e surpresa dos espectadores.
Amazon Prime Vídeo/Divulgação
Vou falar de forma geral sobre o que a série me proporcionou no final do texto. Abaixo vocês podem conferir uma breve resenha sobre cada um dos episódios na ordem que assisti – que não representa a ordem oficial quando forem disponibilizados na plataforma:
WarHammer
Covardia! É isso que tenho a dizer após dar o play no primeiro episódio, com o tenente Demetrian Titus AMASSANDO geral. Como numa sinfonia orquestrada com o sangue do inimigo, cada cena é um deleite para quem ama a brutalidade de WarHammer – se você é fã, ficará extasiado. Por isso, começar por esse episódio foi uma covardia: depois de assisti-lo, eu não tinha mais chance alguma, Nível Secreto já havia me conquistado.
Na representação de uma missão, com praticamente 20 minutos de ação e brutalidade ininterruptas, essa animação tem ligação com Warhammer 40,000: Space Marine 2. Vale ressaltar que Clive Standen (Vikings) retornou ao papel de Titus, e com Dave Wilson na produção – responsável pela cinematic aclamada pelos fãs de Warhammer 40,000: Dawn of War -, vocês podem aguardar um deleite aos olhos. Entre os episódios que assisti, é um dos meus preferidos.
Unreal Tournament
Talvez um dos FPS competitivos mais tradicionais da história, não poderia faltar um episódio dedicado a essa pérola. Mas o ruim é o tempo em que estamos. Com a saturação do gênero e temática, pode ser que para alguns não soe tão original, ainda mais para o público jovem.
Entretanto, utilizando a história de origem do robô Xan, um dos campeões do jogo, sua trajetória de ascensão e o início da rebelião das máquinas, o pano de fundo para a motivação das competições na arena é o suficiente para prender a atenção da audiência. Lógico, o combate não fica devendo em nada.
Concord
Aqui temos o patinho feio dos games. Produzido antes do naufrágio do game em que foi inspirado, a animação de Concord apresenta um universo rico e cheio de personalidade. Particularmente, nem cheguei a testar o jogo, então não posso julgá-lo pelos seus méritos ou falhas.
Todavia, a história contada é de um “thriller de assalto”, onde a tripulação de uma nave bem diversa, chega com um plano meia boca para resgatar sua capitã, que foi em busca de uma recompensa valiosa. Os personagens são cativantes e conduzem a história de forma empolgante. Talvez, se mais materiais como esse tivessem sido lançados juntamente ao jogo, sua adesão pudesse ter sido diferente.
Amazon Prime Vídeo/Divulgação
Dungeons and Dragons
Como um jogador de RPG – o de mesa mesmo, não só os jogos digitais -, ao terminar de assistir o episódio dedicado a D&D, minha euforia estava nas alturas. É uma história simples, com um grupo composto por uma paladina, uma maga, um druida e um monge, indo resgatar um jovem amaldiçoado e perseguido pelo Culto ao Dragão. Cada pequeno detalhe fará os fãs de fantasia medieval se empolgarem além do que gostariam de admitir.
Sifu
Sifu é um jogo empolgante e desafiador. A animação tenta seguir à risca o que o jogo representa, com sequências de luta dignas dos melhores filmes de kung-fu. Talvez seja o episódio mais fiel em termos de similaridades com o jogo que representa. Infelizmente é o episódio mais curto.
Amazon Prime Vídeo/Divulgação
The Outer Worlds
Sem muita ação, o episódio de The Outer Worlds foca no humor sarcástico que virou uma marca do jogo. O episódio aborda a relação entre um jovem com intelecto baixo, que aceita qualquer emprego e não sabe mentir, com outra jovem sonhadora, uma futura cientista.
Com ambições diferentes, mas que se cruzam, vemos o cotidiano deste jovem tentando reencontrar a sua paixão, sendo explorado como cobaia de testes, sempre com um sorriso no rosto, o que nos rende ótimas cenas ambíguas, entre sofrimento, amor e comédia.
Exodus
Outro jogo não lançado, Exodus é quase um Interestelar, ainda mais porque ambos contam com Matthew McConaughey. Embora ele seja o astro do jogo e do filme, no episódio de Nível Secreto ele não é a estrela. Talvez uma das histórias mais emocionais, temos a relação entre pai e filha sendo explorada numa viagem temporal, envolvidos em batalhas, sabotagem e uma grande revolução.
Existe o apelo emocional, bastante similar entre o filme e o jogo, presente nesse episódio. Talvez por não achar Interestelar essa Coca-Cola toda, isso possa contaminar minha opinião, ao concluir que esse foi o episódio que menos me impactou. Mas acredito que terão aqueles que serão tocados pela mensagem.
Pac-Man
Acredito que o mais “fora da casinha” seja esse episódio. Embora tenha um apelo latente pelas cenas de ação envolvendo combates sangrentos – uma característica das produções do Tim Miller que permeia praticamente todos os episódios de Nível Secreto – e bela animação, a quebra de expectativa pode deixar alguns fãs chateados.
Amazon Prime Vídeo/Divulgação
Love, Death + Robots tem uma abordagem super inteligente para episódios com humor, o que também se mostra em Nível Secreto quando aplicados. Mas, infelizmente – pelo menos para mim -, no episódio dedicado a Pac-Man, a produção optou por dar uma abordagem diferente, tirando todo o colorido e aspecto mais infantil para apresentar uma produção mais brutal e com nuances que aproximam o nosso come-come favorito de uma espécie de obssessivo por poder, que vem através do ato de COMER. Parece até uma adaptação by Zack Snyder.
O que achei de Nível Secreto?
No geral, devo dizer, que Nível Secreto é realmente um presente de final de ano para os fãs de games.
Sabe quando pensamos “eu quero tanto que essa cutscene seja expandida”, imaginando todo um filme que pode surgir daquele game que tanto gostamos? Nível Secreto entrega exatamente isso.
Cada um dos episódios – ou quase – consegue capturar a essência do game que está representando em pouco menos de 20 minutos, que é a duração máxima dos episódios. O gostinho de quero mais é gigantesco. Não sei se fico chateado ou não, por ter recebido apenas partes dos episódios, pois ainda terei surpresas quando ele for lançado, mas confesso que adoraria já ter devorado tudo.
Como uma antologia, a série não precisa ser assistida em ordem, ou mesmo na íntegra. Caso você não goste de um game ou outro ali representado, pode pular tranquilamente, pois eles não têm ligação. Mas eu recomendo fortemente que assista TODOS os episódios. Digo isso, pois a vontade de jogar cada um daqueles games após finalizar o episódio é imensa. Então, pode ser que você descubra uma nova franquia para chamar de sua nesse emaranhado de histórias.
Marketing ou homenagem? Tanto faz, pois Nível Secreto é uma excelente série. Espero que ganhe mais temporadas
Embora seu propósito seja a homenagem, não posso deixar passar despercebido a função de marketing de cada uma desses episódios. Como eu disse acima, a vontade de jogar cada um desses jogos após assistir a série é gigantesca. Logo, principalmente no caso de Concord e Exodus, fica claro que a ideia é deixar essas novas IPs mais palatáveis para os jogadores quando fossem lançadas – no caso de Concord, veio meio tarde, né?
Então, seja você fã de games ou não – mas principalmente se for -, é quase obrigatório assistir ao menos aquele episódio da sua franquia favorita. Mas sei que não vai resistir e irá emendar uma maratona, zerando o Nível Secreto assim que for lançado.
Amazon Prime Vídeo/Divulgação
Nível Secreto será lançado para os assinantes da Amazon Prime Video no dia 10 de dezembro de 2024 com 15 episódios contando histórias sobre as seguintes franquias consagradas dos games: Armored Core, Concord, Crossfire, Dungeons & Dragons, Exodus, Honor of Kings, MegaMan, New World: Aeternum, PAC-MAN, Diversos jogos do PlayStation Studios, Sifu, Spelunky, The Outer Worlds, Unreal Tournament e Warhammer 40,000.
Recebemos oito episódios de Nível Secreto em acesso antecipado diretamente da Amazon Prime para a realização desse texto.