Top Gun 3 pode inspirar novos jogos eletrônicos?
Fonte: Pixabay
Em 2024, dois anos após o lançamento oficial de Top Gun: Maverick, ou simplesmente Top Gun 2, as notícias de que Top Gun 3 irá acontecer começaram a ser divulgadas em diversos sites especializados em cinema.
Inicialmente, as notícias pareciam apenas boatos, mas no decorrer do ano um nome de peso confirmou a informação. Estamos falando de Glen Powell, ator que participou do Top Gun: Maverick no papel de Jake ‘Hangman’ Seresin.
Ele não deu muitos detalhes, mas informou que já tinha datas confirmadas. Dessa forma, o que sabemos até agora é que o filme será provavelmente filmado em 2025 e lançado em 2026.
Tudo isso não deve ser encarado como informações concretas, apenas como indícios do que provavelmente acontecerá.
Mas o que há de concreto em torno dessa história é que Top Gun já inspirou vários videogames, e um terceiro capítulo da franquia pode inspirar mais alguns jogos sobre aviação e combate aéreo. Neste artigo, explicaremos todos os detalhes sobre essa possibilidade.
Uma recapitulação sobre a franquia Top Gun
O primeiro capítulo da franquia Top Gun foi lançado em 1986, com o título no Brasil de Top Gun – Ases Indomáveis. O filme foi um dos maiores sucessos do ano. Apesar disso, a continuação demorou mais de 30 anos para ser lançada.
Há vários motivos por trás dessa demora. Desde o envolvimento de Tom Cruise em outros projetos até a dificuldade de fazer um filme com tantas cenas de ação envolvendo jatos de verdade.
Mas, para a alegria dos fãs, o segundo capítulo veio. O longa ganhou o nome de Top Gun: Maverick, foi lançado em 2022, e é uma continuação direta do primeiro filme.
O projeto conseguiu repetir os feitos do seu antecessor e ser um dos filmes de maior sucesso do ano. Os resultados nas bilheterias e a resposta positiva dos críticos foram tão boas que a ideia de uma continuação começou a ser discutida imediatamente.
E foi assim que chegamos ao momento atual em que temos atores que participaram da franquia confirmando o desenvolvimento do terceiro capítulo.
A relação da franquia Top Gun com os videogames
Fonte: Pixabay
O primeiro filme da franquia inspirou literalmente dezenas de jogos. Em 1986, ano do lançamento do primeiro filme, a Atari já tinha um jogo de mesmo nome, Top Gun. E em 1987 a Konami lançou o primeiro capítulo de uma franquia de jogos inspirada no filme para ser jogada em dispositivos Nintendo.
Quando olhamos para esses eventos e o que veio depois, fica óbvio que nenhum acordo de exclusividade foi firmado. Vários estúdios lançaram jogos inspirados no filme.
Isso inclui jogos para PlayStation e Xbox, e estamos falando apenas do impacto do primeiro filme na indústria de videogames.
Mas devemos admitir que o impacto do segundo filme foi mais modesto. Os destaques vão para os simuladores de voo feitos para Xbox e PlayStation, que tiveram extensões especiais inspiradas em Top Gun: Maverick.
De qualquer forma, ver estúdios grandes criando projetos com base neste filme é uma indicação clara de que o terceiro capítulo da franquia pode inspirar novos jogos.
Filmes inspirando videogames não é algo tão incomum assim
Algumas pessoas podem achar estranho a ideia de um filme inspirando videogames. Afinal, geralmente o que vemos é o contrário: videogames inspirando filmes. Max Payne e Resident Evil são bons exemplos disso.
Mas o que pouca gente sabe é que o jogo Grand Theft Auto: Vice City foi inspirado no filme de 1983, Scarface. Uma verdadeira prova de que filmes podem inspirar jogos de sucesso.
O interesse recente do público em aviação pode empurrar os estúdios de jogos nesta direção
Não foi apenas o Top Gun 2 que nos mostrou que a aviação pode cair nas graças do grande público. O jogo de cassino online Aviator também nos mostrou isso. Esse crash game mostra um avião levantando voo com um multiplicador anexado e, apesar de simples, o jogo se tornou viral no Brasil.
Esse interesse do público pela aviação já foi notado por alguns estúdios de jogos. Um exemplo disso é a Siege Camp, empresa canadense que lançará o capítulo aéreo do seu jogo de guerra persistente, Foxhole, em 2025.
O jogo se chamará Foxhole: Airborne e terá o combate aéreo como tema principal. Apesar de ainda estar em desenvolvimento, já foi confirmado que cada jogador será um piloto.
Como acompanhar as possíveis adaptações de Top Gun 3 para os jogos
Se você ficou animado com toda essa história de jogos inspirados no filme Top Gun 3, é hora de dar alguns passos para trás, se acalmar e prestar atenção nos fatos.
Lembre-se do seguinte: o mais provável é que o filme comece a ser produzido em 2025 e seja lançado somente em 2026. Portanto, é muito cedo para criar expectativas sobre um possível jogo inspirado nesse novo capítulo da franquia.
Diante disso, há apenas duas coisas para fazer. Primeiramente, continuar acompanhando as notícias sobre Top Gun 3, que provavelmente ficarão em destaque em 2025 devido à popularidade da franquia e dos artistas envolvidos.
E a segunda opção é jogar os títulos inspirados na franquia que já foram lançados. Como mencionamos, há vários clássicos lançados para PlayStation, Atari e Nintendo que não estão necessariamente fora de circulação.
E, claro, também há os simuladores de voo da própria PlayStation e do Xbox, os quais são mais recentes. Embora não sejam jogos inspirados em Top Gun, contam com atualizações que fazem referência ao Maverick e, portanto, podem contribuir para lidar com a espera enquanto seguimos aguardando por um novo título da franquia.
The post Top Gun 3 pode inspirar novos jogos eletrônicos? first appeared on GameHall.