EconomyFeaturedNewsTop Stories

Bitcoin derrete 30% na Coreia do Sul após presidente declarar lei marcial

O atual presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, declarou nesta terça-feira (3) uma nova lei marcial de emergência no país, afetando até o preço do bitcoin nas corretoras locais.

Ainda sem muitas informações oficiais, o presidente indicou que o principal partido de oposição, que detém maioria no parlamento, está ligado ao regime ditatorial da Coreia do Norte, de Kim Jong-un.

Rumores em redes sociais ainda apontam que o exército sul-coreano saiu nas ruas, impondo barreiras para a população protestar e até no parlamento. Com maioria da oposição, os legisladores votaram para acabar com a lei marcial após a repercussão global.

Preço do bitcoin cai na Upbit, maior corretora da Coreia do Sul, após nova lei marcial

A Upbit, maior corretora de bitcoin da Coreia do Sul e a quinta maior em volume no mundo, operou com grande volatilidade nesta terça-feira (3). O movimento anormal ocorreu em meio ao anúncio da aplicação da lei marcial no país em que opera.

Isso porque, o bitcoin operou com forte volatilidade, caindo de 130 milhões de Won sul-coreanos para 88,2 milhões em poucos minutos, uma queda de 32% que durou menos de 10 minutos, mas que já assustou muitos investidores.

Cotação do bitcoin em Won sul-coreano derreteu após presidente da Coreia do Sul declarar lei marcial no dia 3 de dezembro de 2024. Reprodução/UpBit.

Em outra grande corretora sul-coreana, a Bithumb, a cotação do bitcoin também operou em queda, embora não tão grande quanto a registrada na Upbit.

Preço do bitcoin cai na Bithumb também, após Coreia do Sul ter pedido de Lei Marcial/Reprodução.

Entenda como funciona a lei marcial na Coreia do Sul

A chamada lei marcial é um estado de emergência no qual as forças militares assumem temporariamente o controle de funções governamentais, civis e de segurança em uma nação, geralmente em resposta a crises graves como guerras, insurreições ou grandes desastres.

Sob a lei marcial, as liberdades civis podem ser restringidas, e as instituições civis, como o sistema judiciário, por exemplo, podem ser substituídas por tribunais militares.

Na Coreia do Sul, a lei marcial já foi usada historicamente em períodos de instabilidade política e militar, como durante a Guerra da Coreia e em momentos de forte repressão ao dissenso político nos regimes militares.

Atualmente, a aplicação de uma lei marcial está prevista na Constituição do país e pode ser declarada pelo presidente em situações que ameacem gravemente a segurança nacional ou a ordem pública.

No seu anúncio que levou temores no mercado financeiro nacional, o atual presidente sul-coreano disse que forças comunistas da Coreia do Norte estão infiltradas no país. Assim, a Lei Marcial seria necessária para remover as forças anti-estado, segundo informações da BBC News.

A população, que recebeu com surpresa a novidade, se aglomerou em frente ao parlamento e a situação segue em andamento durante a publicação desta matéria. O líder da oposição, Lee Jae-myung, Líder do Partido Democrático, publicou um vídeo em seu canal do YouTube condenando a prática, que chamou de golpe de estado.

Fonte: Bitcoin derrete 30% na Coreia do Sul após presidente declarar lei marcial

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Facebook Comments Box