A Nova Joia da Velocidade no Brasil: Primeiro Bugatti Chiron Chega ao País
Para os entusiastas de carros exóticos, o dia 30 de junho de 2024 ficará marcado na história automotiva brasileira. Nesta data, o primeiro Bugatti Chiron desembarcou no Brasil, trazendo consigo um ar de exclusividade e sofisticação nunca antes visto em nossas ruas. Com um valor estimado em R$ 50 milhões, o Chiron se torna o carro mais caro do país, ultrapassando a renomada Ferrari LaFerrari.
A Chegada do Ícone
O Bugatti Chiron, lançado em 2016, é um dos superesportivos mais desejados do mundo, e agora, finalmente, tem um representante em território brasileiro. O veículo foi importado pela Paíto Motors, uma empresa de Araras (SP) especializada em carros de luxo. A estreia do Chiron no Brasil não passou despercebida, com o hipercarro azul atraindo olhares admirados nas ruas de São Paulo.
Especificações Técnicas
O Chiron é movido por um motor W16 8.0 quadriturbo, que entrega impressionantes 1.500 cavalos de potência e 1600 Nm de torque. Com uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas, o Chiron acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 420 km/h. Este desempenho estonteante é um tributo ao piloto monegasco Louis Chiron, que dá nome ao modelo.
Exclusividade e Luxo
Produzido artesanalmente na França, o Bugatti Chiron tem apenas 500 unidades fabricadas, sendo que a versão Chiron Sport na cor azul, como a que chegou ao Brasil, corresponde a apenas 60 dessas unidades. O carro é um símbolo de luxo e exclusividade, com proprietários famosos como Cristiano Ronaldo, Sylvester Stallone e Jay Z.
O Colecionador Brasileiro
O proprietário do primeiro Bugatti Chiron no Brasil, cujo nome não foi revelado, é um colecionador de Joinville, conhecido por sua coleção de carros ultra exclusivos. Além do Chiron, ele possui uma Ferrari LaFerrari, um Porsche 918 Spyder e uma McLaren P1, modelos que formam a famosa “Santíssima Trindade” dos supercarros.
O Impacto Financeiro
Possuir um carro como o Bugatti Chiron no Brasil não é apenas uma questão de status, mas também um compromisso financeiro significativo. Com um valor de mercado estimado em R$ 50 milhões, o custo do IPVA é proporcionalmente elevado. Por exemplo, a Ferrari LaFerrari do mesmo colecionador custa aproximadamente R$ 36 milhões, resultando em um IPVA de R$ 736 mil em Santa Catarina, onde a alíquota é de 2%.
O Futuro da Bugatti
Em meio à celebração da chegada do Chiron, a Bugatti já anunciou seu sucessor: o Bugatti Tourbillon. Este novo modelo híbrido promete elevar ainda mais os padrões de performance e luxo, com uma potência de 1.800 cavalos e um preço inicial de US$ 4 milhões (cerca de R$ 21,8 milhões).