EconomyNewsTop Stories

BC confirma novo vazamento de dados de 1,3 mil chaves Pix

O Banco Central do Brasil (BC) notificou o vazamento de dados relacionados a 1,3 mil chaves Pix da Cronos Fintech na noite desta terça-feira (26). A exposição ocorreu após um incidente de segurança após uma falha nos sistemas da instituição financeira. Nenhuma informação que confere acesso a contas, como logins e senhas, foi revelada.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los BC vai exigir que bancos enviem alerta de golpes no Pix para clientes

A exposição atinge apenas dados de natureza cadastral, como o nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta, sem afetar dados sensíveis.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, ressalta a autoridade monetária.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em nota publicada em seu site, a Cronos confirmou a exposição das informações e explicou que um único correntista fez 1.378 consultas a chaves Pix dentro de alguns dias, mesmo com o limite de pesquisas, devido a uma “falha pontual de monitoramento”. 

“O referido correntista foi notificado e teve a sua conta encerrada. Em razão dos protocolos de segurança mantidos pela empresa, esse cliente não teve acesso a senhas, dados de movimentações financeiras ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, esclarece a fintech. “Prezando sempre pela segurança de nossos clientes e parceiros, a Cronos já implementou melhorias nos seus processos de monitoramento e restrições nas consultas.”

Usuários atingidos serão notificados

Os usuários atingidos pela exposição dos dados serão notificados pelo aplicativo ou internet banking da instituição de relacionamento.

Cabe ressaltar que o BC e as instituições financeiras não realizam esse tipo de comunicação por outros meios, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail. 

“O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, conclui a nota da autoridade monetária.

Confira outras matérias do Canaltech:

Pix tem nova regra de limite para celulares sem cadastro; veja o que mudou Pix automático chega em 2025, mas bancos decidem antecipar estreia; veja quais Como usar o Pix na Carteira do Google? App tem pagamento por aproximação e mais

VÍDEO: Comprar Galaxy S24 Ultra e iPhone 16 na Black Friday 2024 faz sentido?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box