EconomyNewsTop Stories

Em 20 anos, Terra foi inclinada a 0,8 metro para o leste graças à ação humana

Que as atividades humanas causam impactos no planeta, todos já sabemos. Agora, uma nova e impressionante influência foi notada pela ciência — a drenagem de água doce das profundezas da Terra está mudando o eixo do planeta, que já se moveu 0,8 metros em apenas duas décadas.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Mudanças na rotação da Terra são medidas em tempo real por giroscópio Por que não sentimos o movimento de rotação da Terra?

Publicados na revista científica Geophysical Research Letters, os resultados mostram como a redistribuição de água está alterando vários aspectos do nosso lar cósmico, desde alterar a rotação da Terra a influenciar nas mudanças climáticas e mecânicas gerais do planeta.

Água, eixo da Terra e mais

A equipe responsável pelo estudo foi liderada pelo geofísico Ki-Weon Seo, da Universidade Nacional de Seul, que analisou o polo rotacional planetário. Pense na Terra como um pião: no meio do giro, o pião tem o peso transferido para outra parte da estrutura. Qual seria o resultado? Um balanço, um giro irregular, que é basicamente o que a transferência de água fez ao eixo do planeta.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As mudanças no eixo de rotação da Terra têm como causa principal a drenagem de água doce e seus efeitos na transferência de peso, como descoberto pela pesquisa (Imagem: NASA)

E isso influencia em vários aspectos, não ficando só na teoria. Em menos de 20 anos, os níveis globais do mar aumentaram em 0,61 metros por conta da realocação de água doce para os oceanos. Pode não parecer muito, mas somando o valor com o derretimento das geleiras, a aceleração do aumento do nível do mar acaba ficando preocupante aos cientistas.

Algumas regiões chave, onde a drenagem de água é forte, como o oeste da América do Norte e o noroeste da Índia, são as principais responsável pela mudança do eixo de rotação terrestre.

Em 2016, pesquisas já teorizavam alguma influência da atividade no eixo de rotação, mas, agora, verificou-se que a drenagem é, na verdade, a principal causa do fenômeno. Isso pede que medidas sejam tomadas para mitigar a influência do evento nas mudanças climáticas, mas ele não para por aí.

A influência dos humanos no planeta causa até mudanças no tempo e no nível do mar — até quando essa influência será ruim? (Imagem: qimono/Pixabay)

A percepção do tempo também está sendo afetada — o movimento de rotação da Terra mexe com a precisão dos sistemas humanos de medição do tempo.

Previsões diziam que teríamos de adicionar um segundo aos relógios em 2026, mas isso já mudou por conta das mudanças no eixo, jogando a adição para 2029. Os humanos possuem uma influência muito maior do que parecia no planeta, mas será que vamos, um dia, usar isso para beneficiá-lo?

Veja também:

 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box