Homem mais rico da Europa patrocina startup de IA de ex-Google
A startup francesa H tomou as manchetes de jornais internacionais ao anunciar seu primeiro produto para o mercado. O burburinho é alto por conta da gestão de peso: a empresa foi fundada por veteranos do laboratório de inteligência artificial (IA) DeepMind, do Google. Mais do que isso: ela é apoiada pelo homem mais rico da Europa, o CEO da LVMH (holding que atua no mercado de artigos de luxo), Bernard Arnault, segundo a EuroNews.
Anteriormente chamada de Holistic, a startup acaba de lançar o Studio, agente de IA para empresas e desenvolvedores com foco em terceirização de processos de negócios, garantia de qualidade e automação de processos robóticos.
“Quando gastamos menos tempo em tarefas tediosas, temos a liberdade de focar em objetivos significativos e criatividade. Quando colocamos a IA para trabalhar para nós, podemos fazer mais trabalho que importa”, diz o comunicado.
Segundo a H, o agente principal, Runner H, oferece desempenho de ponta, superando o Anthropic Computer Use no benchmark público WebVoyager, assim como modelos da Mistral e da Meta. “Estamos animados para que o Runner H inaugure a era agêntica — sistemas que podem executar tarefas complexas de forma confiável”, prosseguiu a startup.
O modelo de linguagem da empresa tem dois bilhões de parâmetros, número de conexões em uma rede necessárias para que o texto seja processado. O ChatGPT 3 da OpenAI, por sua vez, tem 175 bilhões, o que torna a tecnologia de H menos custosa.
Leia mais:
Inteligência artificial: conheça os pontos negativos e perigos da IA
5 formas de usar as IAs para te ajudar nos estudos
Agentes de IA: Microsoft lança novidade que pode mudar o mundo corporativo
Quem está no comando da startup?
Fundada em 2023, a H foi idealizada pelo pesquisador da Universidade de Stanford, Charles Kantor, e pelo ex-aluno do Google DeepMind, Laurent Sifre, segundo a EuroNews;
À época, também integravam a equipe os ex-alunos do DeepMind Karl Tuyls, Daan Wierstra e Julien Perolat, que saíram da empresa alegando “diferenças operacionais”;
A startup francesa conta com 50 funcionários em escritórios em Paris (França) e Londres (Inglaterra);
Além do financiamento de Arnault, que já foi o homem mais rico do mundo, H tem apoio do fundador da Iliad, Xavier Niel, do ex-CEO do Google, Eric Schmidt, e de Amazon e Samsung;
O negócio chegou a arrecadar € 210 milhões (R$ 1,2 bilhões pela cotação atual) antes mesmo de vender os produtos em desenvolvimento. O site abriu lista de espera para empresas interessadas em testar o novo agente de IA.
O post Homem mais rico da Europa patrocina startup de IA de ex-Google apareceu primeiro em Olhar Digital.