EconomyNewsTop Stories

Atualização: Linux ganha suporte a cartão SD de até 128 TB

O Linux recebeu na última semana uma atualização importante no kernel 6.11, que agora permite o uso de cartão SD com capacidade máxima teórica de até 128 TB. Além disso, o sistema passou a suportar velocidades mais altas oferecidas pelos cartões Ultra High-Speed II (UHS-II) e SD Express.

Os cartões SDUC, que fazem parte de uma nova geração de cartões de memória, podem armazenar até 128 TB de dados. Por enquanto, os maiores cartões disponíveis chegam a 8 TB, mas já são um avanço significativo.

Esses cartões, no entanto, ainda não atingem todo o seu potencial de velocidade. Os modelos de maior capacidade usam uma tecnologia chamada UHS-I, que transfere dados a cerca de 104 MB/s. Com a tecnologia UHS-II, já suportada pelo Linux, as velocidades podem chegar a 312 MB/s, tornando o uso mais rápido e eficiente.

Foto: Reprodução/SD Association

Leia mais

Apex Legends abandona suporte ao Steam Deck e EA critica Linux

Para criador do Linux, 90% do mercado de inteligência artificial é marketing

Snapdragon 8 Elite tem suporte total ao Linux, facilitando emulação de jogos para PC

Linux oferece velocidades mais altas com cartão SD Express

Outra novidade é o suporte ao SD Express, que utiliza uma tecnologia chamada PCIe para aumentar ainda mais a velocidade. Eles podem transferir dados a até 3940 MB/s, se aproximando do desempenho de SSDs mais rápidos. Assim, tarefas como copiar arquivos grandes ou acessar conteúdos em alta resolução serão mais rápidas e práticas.

Foto: Samsung Memory/Unsplash

Com essas melhorias, o Linux se torna compatível com a mais recente tecnologia de cartões de memória. Dessa forma, garantem que os usuários possam aproveitar dispositivos mais modernos. Eles são úteis, principalmente, para quem trabalha com grandes volumes de dados, como vídeos em 4K ou backup de arquivos, mas também beneficiam quem usa o sistema em dispositivos portáteis.

O suporte do Linux aos cartões SDUC e SD Express também abre caminho para a integração com futuros avanços da tecnologia de armazenamento. Isso porque conforme os fabricantes desenvolvem cartões SD com capacidades e velocidades ainda maiores, o sistema operacional já estará pronto para aproveitar esses recursos.

Fonte: Toms Hardware

Facebook Comments Box