Intel supera a marca de 200 games compatíveis com XeSS
A tecnologia de super resolução XeSS da Intel agora aparece em mais de 200 games, segundo dados do SteamDB. O importante marco foi alcançado recentemente, mostrando um crescimento acelerado nos últimos anos. STALKER 2 e Strinova estão entre os lançamentos mais recentes que já chegaram compatíveis com XeSS.
No momento dessa publicação, a plataforma que analisa a base de dados da Steam mostra que 201 jogos são compatíveis com Intel XeSS – e isso inclui alguns títulos ainda não lançados. É bem mais do que os 107 que aparecem com Fidelity FX (FSR), da AMD, mas completamente distante dos 1.418 títulos listados com suporte ao NVIDIA DLSS.
Fonte: SteamDB
Apesar de tanta diferença, no número total de jogos compatíveis, o crescimento para a tecnologia de super resolução XeSS tem sido exponencial. Como mostra o gráfico abaixo, em 2024 já são mais de 80 jogos com suporte, contra apenas 47 no ano passado. Se a tendência de crescimento for mantida, em 2025 já serão mais de 300 jogos compatíveis.
Fonte: SteamDB
Tecnologias de upscaling são bastante úteis para, teoricamente, oferecer mais performance sem sacrificar a resolução. Os resultados podem variar na qualidade final do visual dos games, e alguns críticos têm apontado a hipótese de vermos lançamentos menos otimizados que contam com o uso de super resolução pelos jogadores.
Via: VideoCardz
Battlemage vai incentivar a implementação de XeSS?
O suporte a soluções como a XeSS da Intel devem ser implementadas pelos desenvolvedores em seus jogos para funcionar de maneira adequada. É até por isso que DLSS está presente em tantos títulos, uma vez que a NVIDIA é a marca mais popular de GPUs domésticas.
Notícias relacionadas:
ASRock Arc B580 com 12GB é a primeira Battlemage a aparecer em vazamento
3DMark anuncia suporte a testes com Intel XeSS 1.3.1
Microsoft DirectSR chega unificando o AMD FSR, Intel XeSS e NVIDIA DLSS
Assim, o incentivo ao trabalho dos desenvolvedores em criarem compatibilidade com o XeSS está no lançamento de novos produtos, assim como a série de placas Battlemage, que se aproxima.
Se a Intel conseguir emplacar um sucesso considerável com suas novas GPUs, isso deve se refletir em mais devs interessados em colocar suporte para XeSS em seus jogos.