EconomyNewsTop Stories

AMD Krackan Point com 6 núcleos Zen 5 aparece em teste de benchmark

Uma suposta amostra de engenharia para um futuro processador AMD Krackan Point apareceu em resultados de benchmark no Geekbench. A listagem foi compartilhada por Everest (@Olrak29_), conhecido pelos seus vazamentos de hardware.

É possível ver alguns detalhes do processador no post, e mais alguns outros nos resultados do benchmark em si. Para começar, a suposta APU Krackan Point aparece com 6 núcleos e 12 threads, divididos em 3 + 3. Assim, provavelmente são 3 núcleos Zen 5 e 3 núcleos Zen 5c.

Fonte: Everest (Twitter)

O clock no vazamento aparece como 2GHz, mas é importante lembrar que amostras de engenharia para processadores dificilmente aparecem com seus clocks finais. Nessas configurações, a NPU deste Krackan Point pontua 2.019 em single precision, 1.276 em half precision e 3.773 em quantized.

Detalhes do teste mostram que o benchmark rodou em um notebook ASUS não especificado, com o Windows 11 Pro como sistema operacional. Acompanhando, temos 8GB de memória RAM.

Fonte: Geekbench

O pessoal do TechSpot ressalta especulações tentando adivinhar qual seria o nome comercial para esse chip Krackan Point em desenvolvimento. Pode se tratar de um Ryzen AI 5 340 pelas especificações, usando NPU XDNA 2 e uma Radeon 840M para gráficos integrados, com arquitetura RDNA 3.5.

Fonte: TechSpot

AMD deve lançar Krackan Point no início de 2025

Existem muitos produtos da AMD aparecendo em rumores e vazamentos com previsão de anúncio oficial para o início de 2025. A série de processadores Krackan Point está entre eles.

Mais sobre processadores AMD:

Ryzen AI 300 “Krackan Point” aparece em vazamento com 8 núcleos Zen 5

Vazamento lista toda a série AMD Ryzen 200, o refresh de Hawk Point sem NPU

Mais rápido CPU gamer em ação! Live com o AMD Ryzen 7 9800X3D!

Quando se fala do início do ano para a chegada de produtos de tecnologia, automaticamente pensamos na CES. Assim, se de fato a AMD pretende anunciar todos esses produtos no evento, terá uma apresentação bem recheada que deve incluir novas GPUs dedicadas, um refresh para processadores de entrada e a versão mais acessível de sua linha Ryzen AI 300.

O tempo dirá quais rumores efetivamente se confirmam, mas a aposta da AMD em grande variedade de produtos parece ter sido bem sucedida para a empresa.

Facebook Comments Box