EconomyNewsTop Stories

Descoberta pode mudar o que sabemos sobre a história da escrita

A escrita é considerada uma das maiores invenções da humanidade. Através dela foi possível armazenar e transmitir conhecimento, impulsionando várias descobertas que nos levaram até o ponto em que estamos hoje.

No entanto, o processo de transição entre os hieróglifos e o alfabeto moderno pode ter acontecido muito antes do que se pensava. É isso o que defende um novo trabalho apresentado pelo arqueólogo Glenn Schwartz, da Universidade Johns Hopkins.

Surgimento do alfabeto pode ser 500 anos mais antigo

A afirmação tem como base o conteúdo de uma tumba de 4.400 anos localizada na atual Síria.

O pesquisador explica que a teoria mais aceita é que a escrita alfabética só tenha sido criada por volta de 1900 a.C., quando os primeiros exemplos foram descobertos no Egito.

Só que uma descoberta feita em Tell um-el Marra, uma cidade antiga no oeste da Síria, aponta que a inovação pode ser mais antiga.

Quatro cilindros de argila levemente cozidos do tamanho de dedos apresentam marcas que podem ser uma forma de escrita alfabética.

A datação por carbono indica que elas foram feitas 500 anos antes dos exemplares egípcios.

As conclusões foram descritas em um trabalho que pode ser acessado clicando neste link.

Exemplo de escrita antiga foi descoberto na Síria (Imagem: Glenn Schwartz/Universidade Johns Hopkins)

Leia mais

Símbolos misteriosos de 2.600 anos são decifrados na Turquia

Desenhos antigos podem revelar segredos sobre a origem da escrita

Inscrições em cascos de tartaruga revelam passado da China

Misterioso disco de argila apresenta escrita de três mil anos nunca decifrada

Teoria é alvo de contestação

De acordo com o pesquisador, os cilindros foram perfurados, o que indica o uso de uma corda amarrando-os a outro objeto. Uma das possibilidades é que eles detalhassem o conteúdo de uma embarcação, de onde ela veio, ou a quem pertencia. No entanto, o próprio Schwartz destaca que estas são apenas especulações.

Existem apenas 12 símbolos nos cilindros e um deles se parece mais com um hieróglifo do que com uma letra. Por isso, a teoria não é defendida por muitos na comunidade científica.

Hieróglifos antigos são os percursores da escrita (Imagem: vovidzha/Shutterstock)

Os cilindros desempenharam um papel importante no desenvolvimento da escrita. Estes objetos podem ter sido usados como as formas pré-alfabéticas mais importantes do período antigo. Durante séculos antes do alfabeto, os pictogramas cuneiformes representavam a linguagem escrita da Mesopotâmia e arredores, por exemplo.

Muitos segredos sobre este passado podem estar escondidos na região do Oriente Médio, onde a prática se disseminou séculos depois. Por isso, ainda são necessários estudos mais aprofundados e novas evidências para que o atual entendimento seja descartado.

O post Descoberta pode mudar o que sabemos sobre a história da escrita apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box