Toyota cria sistema que melhora uso de hidrogênio líquido em carros
Na missão de tornar o uso do hidrogênio líquido mais eficiente, a Toyota apresentou um novo sistema que reduz a perda do hidrogênio na forma de gás e o reutiliza como combustível para o motor. Em fase de desenvolvimento, a solução pode ter alto impacto contra o desperdício.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp BMW se une à Toyota e anuncia seu 1º carro a hidrogênio para 2028 Andamos no Mirai, carro movido a hidrogênio da Toyota
A estratégia da montadora japonesa que reduz a perda de hidrogênio foi apresentada no último fim de semana, na corrida Super Taikyu Series 2024, que aconteceu no Japão. O plano é uma forma de melhorar o sistema líquido introduzido em 2023 no carro-conceito GR Corolla H2 e reforçar o compromisso da companhia com redução na emissão de gases do efeito estufa.
No carro-conceito, o hidrogênio líquido precisa ser mantido a uma temperatura de -253 °C, no armazenamento do tanque, para impedir que ele se transforme em gás e seja dissipado para a atmosfera. No entanto, parte do hidrogênio vira gás e acaba perdido inevitavelmente com o uso do motor, o que deve mudar com o novo sistema da Toyota.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Toyota melhora uso do hidrogênio líquido
No novo sistema da Toyota, o gás de ebulição (gerado a partir do hidrogênio líquido no tanque) é enviado para uma espécie de autopressurizador (dispositivo que aumenta a pressão sem depender de energia externa). Assim, aquele gás que seria perdido é convertido em combustível (hidrogênio líquido) utilizável.
Em fase de conceito, novo sistema da Toyota melhora uso do hidrogênio líquido em carros (Imagem: Divulgação/Toyota)
Vale observar que, neste processo de pressurização para reutilizar o gás, uma parte do hidrogênio na forma gasosa ainda é perdida. Então, essa parte que sobra é direcionada para um compartimento em que ocorrem reações químicas e estas resultam em eletricidade. Isso ajuda a alimentar o próprio sistema, como forma de garantir o funcionamento da bomba de hidrogênio líquido.
Sistema aproveita o gás hidrogênio gerado na operação do carro (Imagem: Divulgação/Toyota)
Com a sobra residual desse mecanismo que gera eletricidade, o gás final é convertido em vapor d’água por meio de um catalisador, como antes. Assim, pode ser liberado com segurança para fora do veículo.
Neutralidade de carbono
Para avançar com o desenvolvimento, a Toyota busca parceiros para investir na tecnologia que melhora o aproveitamento do hidrogênio líquido. Esta pesquisa é parte do compromisso da fabricante japonesa de veículos em reduzir os níveis de gases poluentes, como o dióxido de carbono.
O movimento da Toyota em alcançar a neutralidade de carbono não é isolado. Outros players procuram formas eficientes de substituir o uso do combustível fóssil mais popular, o petróleo, em carros. A questão ambiental ganha ainda mais destaque com a COP29, no Azerbaijão, que definiu regras para regular o mercado de carbono internacional.
Veja também:
Leia a matéria no Canaltech.