Corsair, nova placa da d-Matrix, acelera IA sem uso de GPU
A d-Matrix anunciou nessa semana sua nova placa aceleradora para IA, a Corsair. Apesar de ter o mesmo nome de uma famosa marca de produtos para o PC doméstico, a Corsair da d-Matrix não tem nada a ver com isso. O componente é voltado para uso profissional e acelera inferência sem usar uma GPU.
Quem acompanha as notícias sobre IA sabe que as GPUs têm sido a principal solução das grandes empresas para processar a tecnologia. É por isso que a NVIDIA tem sido a grande beneficiada do boom de popularidade na IA generativa.
Fonte: d-Matrix
Em vez de competir diretamente com a NVIDIA em uma área onde a empresa é expert, a d-Matrix decidiu seguir outro caminho para aproveitar a popularidade da IA. Assim, a Corsair usa uma tecnologia chamada DIMC para acelerar as cargas de trabalho de inferência da inteligência artificial.
Fonte: d-Matrix
DIMC é uma sigla para Digital In-Memory Compute, algo que pode ser traduzido como Computação Digital na Memória. A d-Matrix afirma que a solução oferece performance de líder de indústria, enquanto oferece mais eficiência energética e economia quando comparada a GPUs.
Notícias relacionadas:
NVIDIA supera Apple e se torna empresa mais valiosa do mundo
Supercomputador na Coreia do Sul é adiado para 2026 devido à concorrência por IA
Samsung investe $20 milhões em GPUs AMD Instinct MI300X
d-Matrix Corsair usa DMX Bridge para conectar pares
Segundo a fabricante, cada placa Corsair se conecta pela interface PCIe 5.0 para oferecer até 2.400 TFLOPS, com ápice computacional de 8-bit. Elas usam 2GB de “memória de performance” integrada e até 256GB de memória de capacidade. Além disso, as placas podem ser ligadas em pares, usando uma DMX Bridge para conectar as unidades.
Sem oferecer muitos detalhes de seu comparativo, a d-Matrix promete até dez vezes mais velocidade de interação com a Corsair. São até três vezes mais eficiência energética e também três vezes melhor custo total de propriedade (TCO – sigla em inglês). Ainda segundo a fabricante, a placa entrega 150TB/s de banda de memória, bem mais que o HBM.
Via: TechPowerUp