EconomyNewsTop Stories

Supercomputador El Capitan com AMD Epyc é o novo mais poderoso do mundo

O Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), em parceria com a AMD, revelou que seu mais novo supercomputador, El Capitan, estreia no topo da lista dos mais poderosos do mundo. Equipado com processadores Epyc, a nova máquina bateu 1,74 exaFLOPS no teste dos Top500, passando o Frontier e garantindo os dois primeiros lugares para sistemas AMD.

A estimativa de performance para El Capitan pode ser “traduzida” para 1,742 quintilhões de operações por segundo. Além dos processadores Epyc, o número foi alcançado usando 44.544 placas AMD Instinct MI300A, acompanhadas de 5,4 petabytes de memória.

Fonte: Tom’s Hardware

Chama a atenção também a performance Rpeak do supercomputador, em 2,7 exaFLOPS. Essa é a estimativa do “potencial máximo” dEl Capitan, que poderia ser atingido com cada um de seus componentes operando em capacidade máxima, com escala perfeita. Ou seja, algo impossível no mundo real, mas que mostra espaço para o número atual da performance prática aumentar em estimativas futuras.

Fonte: LLNL

O novo supercomputador usa processadores AMD Epyc de 4ª geração, cada um com 24 núcleos em 1,8GHz. Ele será usado pela agência de segurança nuclear dos EUA, a NNSA, para simular explosões e manter a segurança do estoque de ogivas do país. Além disso, El Capitan também vai servir para criar dois novos designs de mísseis intercontinentais (ICBM).

Aurora não teve benchmark atualizado para competir com supercomputador Epyc

A lista Top500 dos supercomputadores mais poderosos do mundo é atualizada de seis em seis meses. É nesse momento que as organizações enviam novos benchmarks de seus sistemas para ser montado o ranking, mas não foi o caso para o Aurora.

O supercomputador Aurora usa Intel Xeon e se encontrava na segunda colocação da lista. Agora ele foi para a terceira, mas os dados não foram atualizados para os últimos seis meses, porque não foram enviados novos benchmarks.

Notícias relacionadas:

AMD tem renda recorde em servidores, enquanto despenca em GPUs para jogos

Japão quer construir o primeiro supercomputador “nível zeta” do mundo

Supercomputador na Coreia do Sul é adiado para 2026 devido à concorrência por IA

O Tom’s Hardware reporta que na última atualização do Top500 a Intel já mencionava que o Aurora não estava completamente operacional, devido a diversos problemas de hardware, incluindo falhas no resfriamento e erros operacionais. A falta de novos benchmarks para competir com o mais recente supercomputador Epyc pode ser indicativa de que os problemas ainda não foram corrigidos.

Facebook Comments Box