GAC Aion UT: Rival do BYD Dolphin estreia de olho no Brasil
A Aion, marca chinesa que pertence ao grupo GAC, um dos maiores fabricantes de carros do país, está em vias de trazer para o Brasil o mais novo concorrente do BYD Dolphin, um dos líderes do ranking de elétricos mais vendidos do país.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 5 carros chineses que fariam sucesso no Brasil 10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo
O modelo escolhido para rivalizar com o “Golfinho” é o GAC Aion UT, compacto 100% elétrico que foi apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Guangzhou na última sexta-feira (15).
O Aion UT, inicialmente, não fazia parte da lista de prováveis lançamentos da marca chinesa no Brasil, mas com o aporte de R$ 5,5 bilhões confirmado para o nosso mercado, a ideia de ter um concorrente direto do carro elétrico mais vendido em território verde-amarelo faz total sentido.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Assim como no caso do BYD Dolphin, o grande apelo do compacto elétrico da Aion está no preço. O modelo foi lançado na China por menos de 100.000 yuan (cerca de R$ 79 mil na conversão direta), mesma faixa do principal concorrente. No Brasil, com impostos e taxas de importação, o modelo custaria entre R$ 150 mil e R$ 160 mil.
GAC Aion UT tem semelhanças com o BYD Dolphin (Imagem: Reprodução/X, Tycho de Feijter)
Como é o Aion UT?
O Aion UT tem 4,27 metros de comprimento (15 cm a mais que o Dolphin), 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. As dimensões, mais generosas que as do rival, dão uma pequena vantagem ao modelo da GAC no que diz respeito ao conforto dos ocupantes — já bem satisfatório no modelo da BYD.
O design lateral também é bastante similar ao do rival da BYD, inclusive no desenho das rodas. A dianteira e a traseira, porém, são um pouco mais tradicionais quando comparadas ao visual do Dolphin. Por dentro, a cabine apresenta algumas semelhanças, especialmente na central multimídia e no painel de instrumentos digital.
O sistema de entretenimento aceita comandos por voz, mas é compatível com HiCar, CarLink e Apple CarPlay, e não com Android Auto. A Inteligência Artificial embarcada permite controlar o ar-condicionado digital, o desembaçador dos vidros e o sistema de navegação.
Aion UT electric hatchback unveiled in China
Aion is a Chinese EV brand owned by GAC. The Aion UT is a new electric hatchback that will compete with cars like the BYD Dolphin and the Wuling Bingo.
The UT was unveiled earlier today at an event on the sidelines of the Guangzhou… pic.twitter.com/ojbfKCS61j
— Tycho de Feijter (@TychodeFeijter) November 15, 2024
As baterias do Aion UT são do tipo LFP (fosfato de ferro e lítio) fabricadas pela Inpai Battery Technology e, segundo o ciclo WLTP, menos exigente que o PBEV do Inmetro, oferecem até 600 km de autonomia por carga. O motor elétrico de imã permanente é de 134 cv, e a velocidade máxima chega aos 150 km/h, exatamente a mesma do Dolphin.
GAC Aion UT (Reprodução/X, Tycho de Feijter) GAC Aion UT (Reprodução/X, Tycho de Feijter) GAC Aion UT (Reprodução/X, Tycho de Feijter) GAC Aion UT (Reprodução/X, Tycho de Feijter)
Leia a matéria no Canaltech.