EconomyNewsTop Stories

Dona da Zotac sai da China para evitar sanções antes da chegada das RTX 50

A dona da Zotac está mudando sua sede da China para Singapura a fim de evitar problemas na distribuição de placas como as RTX 50 devido às sanções dos EUA contra seu país natal. A empresa, chamada PC Partner, também é matriz das marcas Inno3D e Manli, sendo uma das maiores distribuidoras de GPUs do mundo somando suas três franquias.

A informação vem de reportagem do site chinês HKEPC. A transição foi anunciada com uma comemoração da dona da Zotac aparecendo listada na Singapura SGX, bolsa de valores do país. Abaixo, uma captura de documento confirmando a mudança da sede, com efeito começando em 15 de novembro:

Fonte: Singapura SGX

Há rumores ainda de que a empresa pretende mudar sua produção de placas da China para Indonésia. Entretanto, o HKEPC não confirma esses boatos, então apenas a mudança de sede parece mais concreta neste momento. De qualquer forma, se a matriz da Zotac de fato tenta escapar das sanções dos EUA contra a China, faria sentido basear cada vez menos de suas operações por lá.

Fonte: Singapura SGX

Devemos ter RTX 5090 e 5080 pela Zotac, Manli e Inno3D

O momento dessa mudança de sede pela PC Partner chama a atenção. Faltando apenas dois meses (ou quem sabe um mês) para o anúncio da série RTX 50, a dona da Zotac, Manli e Inno3D provavelmente não quer perder o hype do lançamento dessas novas GPUs.

Enquanto as restrições de exportação dos EUA para China miram principalmente em hardware profissional, as regras podem afetar placas de vídeo domésticas dependendo de seu desempenho. Assim, há expectativas e especulações que as RTX 5090 e RTX 5080 sejam bloqueadas pelas regras atuais das sanções.

Notícias relacionadas:

GlobalFoundries é multada em US$ 500 mil por vendas para empresa restrita na China

RTX 50 “dominará o mercado em dezembro”, diz empresa de componentes para GPU

Zotac RTX 4090D PGF ganha versão Spider-Man, mas você não pode comprar

Singapura é considerado um país “aliado” para os Estados Unidos, então a realocação da PC Partner pode dar certo. Resta saber o impacto que essas mudanças vai ter no preço final de seus produtos.

Fonte: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box