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Review Peugeot 2008 GT: SUV turbo recoloca marca francesa no jogo

O Peugeot 2008 2025 é a prova de que o antigo preconceito do consumidor brasileiro com carros de origem francesa não tem mais qualquer razão de ser. O SUV turbo compacto mostrou, durante os testes com o CT Auto para o Canaltech, que a marca está de volta ao jogo.

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5 pontos positivos e 2 negativos da nova geração do Peugeot 2008

O motor Turbo 200 da Stellantis sob o capô, que também equipa modelos da Fiat e da Citroën, gera até 130 cv de potência e 20,4 kgf/m de torque, pode não ser tão impressionante quanto o 1.6 turbo THP de gerações anteriores, mas “casou bem” com o câmbio CVT com simulação de 7 marchas do renovado modelo e, sem dúvida, é uma das maiores atrações do conjunto.

O design ficou mais agressivo que o da geração anterior e também é um dos pontos altos do Peugeot 2008 2025. O SUV tem linhas musculosas, mas equilibradas e proporcionais. Além disso, o carro trouxe para o Brasil a identidade visual usada pela marca na Europa, mais moderna e imponente.


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Confira a seguir o review completo a respeito do Peugeot 2008 em sua versão topo de linha, a GT, e entenda o porquê o carro tem tudo para colocar um ponto final em quem ainda torce o nariz para modelos franceses.

Peugeot 2008 GT está pronto para derrubar o preconceito contra carros franceses no Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Prós

Design
Posição de dirigir
Comportamento dinâmico
Desempenho
Isolamento acústico

Contras

Espaço traseiro
Ausência de retrovisor fotocrômico
Não tem ACC (piloto automático adaptativo)

Conectividade, tecnologia e segurança

O pacote de conectividade, tecnologia e segurança da nova geração do Peugeot 2008 é compatível com o que os consumidores desse segmento, cada vez mais exigentes, vêm pedindo. O destaque fica para o i-Cockpit 3D, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, oferecido somente na versão GT, como a testada pelo CT Auto.

A multimídia de 10,3 polegadas é integrada ao painel, personalizável, intuitiva e bastante sensível ao toque, além de oferecer espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. Todas as versões, desde a mais básica, contam com 6 alto-falantes e 4 entradas USB. O carregador wireless para smartphone só não está na versão de entrada, a Active.

O Peugeot 2008 conta com 4 airbags de fábrica em suas versões mais básicas — Active e Allure — e seis nas chamadas topo de linha (GT e a elétrica, e-2008). No caso da variante testada pelo CT Auto, o modelo veio equipado com dois airbags dianteiros, dois laterais e dois de cortina.

Cabine do Peugeot 2008 GT é bastante confortável e tecnológica (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

 

O pacote conta ainda com outros itens importantes voltados tanto para a segurança quanto para o auxílio à condução do motorista. São eles:

Alerta de Ponto Cego e Colisão
Frenagem de emergência
Auxílio de Farol Alto
Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade
Detector de Fadiga
Alerta e Correção de Permanência em Faixa

Faltou, porém, um item que é bastante comum em rivais da mesma categoria, mas que a Peugeot optou por disponibilizar somente na variante elétrica do 2008: o piloto automático adaptativo (ACC).

Conforto e Experiência de uso

O Peugeot 2008 GT tem na experiência de uso a grande arma para virar a chave da montadora francesa na cabeça dos consumidores brasileiros. Sem exagero, o SUV compacto é um dos carros com melhor dirigibilidade à venda atualmente no mercado verde-amarelo.

O motor Turbo 200 (1.0 três cilindros), que é produzido pela Fiat e entrega 130 cv de potência e 20,4 kgf/m de torque nas mãos do motorista, foi a escolha perfeita da Stellantis para, junto com o câmbio automático CVT que simula 7 marchas, fazer o Peugeot 2008 cair no gosto dos brasileiros.

Potência, no entanto, não adianta nada se o carro não for equilibrado, mas isso não é problema para o SUV francês. O Peugeot 2008 GT tem um comportamento dinâmico excelente, com pouca rolagem de carroceria nas curvas. A direção é direta e responde rapidamente aos menores comandos, e o controle de estabilidade age da forma como deveria. Ou seja: o carro é delicioso de dirigir.

Posição de dirigir é um dos destaques do Peugeot 2008 GT (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

A posição de dirigir também é bem confortável, assim como os bancos com revestimento sintético premium, embora a entrada no carro seja um pouco ruim para quem tem estatura mais elevada, justamente pela altura do assoalho. Um detalhe pequeno diante de tudo de bom que o crossover oferece.

“A nova geração do Peugeot 2008 é um game changer na história da Peugeot no Brasil. O SUV compacto merece um lugar melhor no ranking e, certamente, não vai demorar para conquistar.”
— Paulo Amaral

Design e acabamento

O design é outro ponto alto da nova geração do Peugeot 2008. Não dá para negar que o carro ficou muito bonito, tanto “indo” quanto “vindo”. A nova identidade visual, importada dos modelos europeus, tem na grade frontal, no conjunto óptico, todo com luzes em LED, e no novo logo da marca os destaques.

Na parte traseira, as lanternas mais finas, interligadas por uma barra preta, dão o charme que, para muitos, faltava na geração anterior do crossover francês. Isso sem falar nos vincos no capô e nas linhas robustas das laterais, além, claro, das rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 215/60, perfeitas para dar estabilidade ao 2008.

Design exterior do Peugeot 2008 GT é, sem dúvida, muito bonito (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

Por dentro, o interior escurecido dá a sofisticação que o mercado de SUVs exige. Na versão GT, como a testada pelo CT Auto, há tapetes bordados, pedais esportivos, soleira em alumínio e volante Sport Drive, mais compacto e com pegada confortável.

Um ponto interessante da nova geração do Peugeot 2008 é a presença de um conjunto de botões touch posicionado abaixo das saídas de ar. Por meio deles é possível voltar para a Home da multimídia, controlar a climatização e acionar o pisca-alerta. Bola dentro da marca francesa, pois ajuda também no quesito segurança (quem já sofreu procurando comandos dentro da multimídia sabe do que estou falando).

Teto solar é charme especial, assim como o conjunto de botões touch (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

 

Concorrentes

Os principais concorrentes do Peugeot 2008 no Brasil são, além do Pulse e do Fastback, que também fazem parte da família Stellantis, o Chevrolet Tracker, o Nissan Kicks, o Volkswagen T-Cross e o novo Hyundai Creta, todos, por enquanto, ainda melhores posicionados que o SUV francês no ranking dos SUVs mais vendidos.

Exceção feita ao T-Cross e ao Creta, que têm preços a partir de R$ 160 mil, os demais rivais do Peugeot 2008 flutuam na mesma faixa de valores, na casa de R$ 110 mil a R$ 120 mil. A diferença está no tamanho (o francês é um pouco menor que os mais caros) e no que cada um entrega em termos de equipamentos.

Peugeot 2008 GT é rival direto do Volkswagen T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

“Design, conjunto mecânico, dirigibilidade. É difícil dizer o que é melhor na nova geração do Peugeot 2008 GT. Nós, do CT Auto, testamos e aprovamos o SUV francês.”
— Paulo Amaral

Peugeot 2008 GT: Vale a pena?

Se você está procurando por um SUV estiloso, bem equipado, com bom motor e excelente dirigibilidade, sem dúvida o Peugeot 2008 é uma boa escolha, especialmente se optar pela versão GT, topo de gama.

Peugeot 2008 GT é, sem dúvida, um game changer na história da marca francesa no Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Além do preço, bastante atraente pelo pacote que o carro entrega, o SUV francês reúne praticamente tudo o que o cliente que gosta do segmento procura. Confira, então, os preços de toda a gama do Peugeot 2008 no Brasil em novembro de 2024 — todas com o motor turbo T200 sob o capô.

Active: a partir de R$ 124.990

Allure: a partir de R$ 134.990

GT: a partir de R$ 154.990

*O Peugeot 2008 GT utilizado para a confecção desse review foi gentilmente emprestado ao CT Auto, do Canaltech, pela Stellantis South America.

Leia a matéria no Canaltech.

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