EconomyNewsTop Stories

Wi-Fi 8 pode não trazer mais velocidade, e sim mais estabilidade

O Wi-Fi 8 pode começar a ser implementado em 2028, mas sem grandes ganhos de velocidade. Em vez disso, a nova geração da internet wireless teria como seu foco principal oferecer maior estabilidade aos usuários. É isso que indica um documento da MediaTek, que sites especializados nos EUA tiveram a chance de observar.

Enquanto o Wi-Fi 7 ainda não é uma tecnologia absolutamente difundida, empresas já trabalham na próxima geração da conexão. Porém, diferente da tecnologia atual (802.11be), não devemos ver uma nova banda de conexão ou taxas de transferência maiores no Wi-Fi 8 (802.11bn).

Dessa forma, a nova versão da internet sem fio deve ainda usar as bandas de 2GHz, 4GHz, 5GHz ou 6GHz, com a mesma modulação 4096 QAM e frequência máxima de 320MHz. A taxa de transferência máxima estimada para o Wi-Fi 7 é de 23Gbps, que deve se manter também.

Fonte: MediaTek (via PCWorld)

Para oferecer maior estabilidade, segundo a documentação da MediaTek, o Wi-Fi 8 implementa tecnologias Coordinated Spatial Reuse (Co-SR), Coordinated Beamforming (Co-BF), Dynamic Sub-Channel Operation (DSO) e uma versão melhorada de Modulation Coding Scheme (MCS).

Wi-Fi 8 traz tecnologias focadas em estabilidade

A tecnologia Co-SR deve ajudar em áreas com muita densidade de objetos, como escritórios. Ela permite um ajuste dinâmico para os dispositivos quando a força do sinal oscila, e pode melhorar a eficiência geral do sistema em 15% a 25% segundo os testes da MediaTek.

O recurso Co-BF deve ajudar da mesma maneira, coordenando a direção do sinal de internet em áreas com múltiplos acessos. Essa tecnologia deve melhorar a “triagem”, evitando mandar o sinal para lugares onde ele não é necessário e se concentrando nas áreas com mais atividade. Os testes mostram melhorias de 20% a 50% em redes mesh compartilhadas.

Fonte: MediaTek (via PCWorld)

O uso de DSO no Wi-Fi 8 vai permitir que a rede crie sub-canais com base nas necessidades de cada dispositivo, a fim de melhorar a eficiência geral da transmissão e evitar gargalos. Em dispositivos avançados a MediaTek conseguiu melhorias de até 80%.

Mais sobre Wi-Fi:

TP-Link Archer BE3600 é o primeiro roteador Wi-Fi 7 por menos de US$ 100

MSI diz que Wi-Fi 7 em suas placas AMD X870 é melhor que a concorrência

Empresa consegue conexão Wi-Fi com 16km de distância, um novo recorde

Por fim, o MSC pode ajudar em suavizar as transições de conexão em dispositivos móveis, conforme o usuário se movimenta por diferentes áreas cobertas pelo sinal. Testes mostram ganho de banda entre 5% e 30%.

Importante lembrar que as informações vêm de um documento da MediaTek, então no momento não sabemos o que é padrão e o que é escolha da companhia.

Fonte: PCWorld
Via: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box