EconomyFeaturedGamesNewsNintendoTop StoriesTrending

Nintendo está de olho até no Reddit durante combate à pirataria

A Nintendo está de olho no Reddit, quando o assunto é o combate à pirataria e distribuição ilegal de jogos. De acordo com o jornalista Stephen Totilo do Game File, a companhia japonesa descobriu a identidade de Archbox, apontado como modder da comunidade r/SwitchPirates, dedicado a pirataria no console.

O processo já está em andamento há alguns meses, mas agora o jornalista detalhou como a Nintendo conseguiu ligar o pseudônimo Archbox a James Williams, residente do Arizona, nos Estados Unidos.

De acordo com a documentação do processo, a Nintendo contratou a firma de advocacia Mitchell Silberberg & Knupp para identificar lojas online distribuindo jogos ilegalmente. Os documentos mostram que os advogados ligaram o e-mail de Archbox no Reddit a um pedido de reparo feito por James Williams diretamente à Nintendo.

Revirando o histórico de pedidos de reparos, eles conectaram o e-mail ao endereço utilizado por Williams. Segundo consta no processo ele utilizou o mesmo e-mail no Reddit e em contas da Nintendo.

Do mesmo modo, a firma de advogados vasculhou o histórico de mensagens de Archbox e fez a ligação de que o usuário supostamente mora no Arizona, com base nas postagens. Ainda segundo os documentos do processo, James Williams afirmou estar disposto a “acatar e cooperar com qualquer demandas ou pedidos“. A Nintendo conseguiu de fato encontrar Archbox e ele precisou admitir as ilegalidades.

Nintendo não dá trégua no combate à pirataria

A Nintendo é conhecida pelo combate à pirataria. Recentemente, a empresa japonesa processou streamer que se orgulha de jogar games piratas. Conhecidos pelo forte protecionismo, eles não deixam sequer as pessoas tirarem fotos no da Nintendo e geram polêmicas por causa decisões deste tipo.

Nintendo

Nintendo passa a ser a dona do site oficial do Ryujinx

História da Nintendo ganhará livro e documentário no Brasil

O interessante desse caso é descobrir como a Nintendo conseguiu identificar Archbox. Pelo visto ninguém está seguro atrás de um pseudônimo na internet, e até mesmo um e-mail e pedido de reparo antigo podem ser utilizados para descobrir quem está por trás da pirataria.

Mesmo assim, os jogos da empresa continuam circulando online ilegalmente, muitos vazando antes mesmo do lançamento oficial. Enquanto a Nintendo luta contra a pirataria, mais algumas pessoas parecem se esforçar para piratear os jogos deles. Resta saber se alguém algum dia vai vencer esse cabo de guerra.

Fonte: Video Games Chronicle

Facebook Comments Box