EconomyNewsTop Stories

Ryzen AI 9 HX 370 supera Core Ultra 7 258V em games com uma média de 75%, diz AMD

A AMD divulgou um comparativo de performance entre o Ryzen AI 9 HX 370 e o Intel Core Ultra 7 258V, declarando que sua CPU Strix Point supera a Lunar Lake com uma média de 75% em jogos. De fato, um dos principais gráficos da divulgação parece indicar justamente isso:

Fonte: AMD

Alguns dos games testados incluem Cyberpunk 2077, Hogwarts Legacy e COD: Black Ops 6, que superam com tranquilidade os 60fps – o que é um feito por si só em uma APU para notebooks e dispositivos portáteis. Segundo a imagem, os testes foram feitos com os jogos nas configurações no “médio”.

Gráficos mais detalhados, no entanto, indicam que o mérito maior é da tecnologia FSR 3 (Fidelity Super Resolution) e da HYPR-RX da AMD, não necessariamente do Ryzen AI 9 HX 370. Os gráficos abaixo mostram os ganhos de desempenho possibilitados pela tecnologia, comparando com a XeSS da Intel:

Fonte: AMD

Não são divulgados os números que os games alcançaram sem usar FSR ou HYPR-RX, mas dá para ver no comparativo que, sem as tecnologias, vários dos resultados ficam bem próximos. Em alguns jogos, como Spider-Man Remastered e Hitman 3, o Core Ultra 7 258V supera o Ryzen AI 9 HX 370 rodando nativamente.

Fonte: AMD

Tanto Ryzen AI 9 HX 370 como Core Ultra 7 258V podem usar FSR 3

A tecnologia de super resolução da AMD é aberta, o que significa que ela pode ser usada também nos processadores Intel se os usuários estiverem descontentes com os resultados do XeSS. A dona do Ryzen AI 9 HX 370 até fez uma “brincadeira” com isso em sua divulgação.

Fonte: AMD

A tabela acima mostra que a solução Intel para usar tecnologia com geração de frames dentro do jogo é simplesmente usar o AMD FSR 3, uma vez que não tem alternativa equivalente. A empresa aproveita também para se gabar que o FSR, em diferentes gerações, está presente em mais de 415 jogos, enquanto o Intel XeSS fica em torno de 130 games.

Notícias relacionadas:

ASUS anuncia primeiro notebook gamer do Brasil com CPU AMD Ryzen AI 9 HX 370

AMD FSR 3.1 tem melhorias de imagem, mas ainda fica atrás dos rivais

Intel admite que foi um erro integrar memória RAM em CPUs Lunar Lake

Ao menos nos testes da AMD, é nítido o ganho de performance que o FSR 3 proporciona com o Ryzen AI 9 HX 370. Mas nem todo jogador gosta muito do resultado na qualidade de imagem com essa tecnologia de super resolução.

Fonte: TechPowerUp

Facebook Comments Box