Phil Spencer: “não vamos crescer o mercado com consoles de US$ 1 mil”
Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, afirmou em entrevista recente à Bloomberg que o crescimento do mercado de games não será alcançado com consoles custando cerca de US$ 1 mil. A declaração surge em um contexto de discussões sobre os altos preços dos dispositivos de última geração.
Spencer destacou que o mercado de games em 2024 vive um momento de expansão em áreas como jogos na nuvem, PC gaming e nos próprios consoles. No entanto, ele acredita que o setor não conseguirá atingir novos jogadores mantendo consoles em faixas de preço elevadas.
Foto: Divulgação/Xbox
De acordo com o executivo, para ampliar a base de jogadores, é essencial buscar novas soluções de acesso e modelos de negócio. Dessa forma, pareceu se mostrar contra o aumento dos preços observados recentemente dentro da indústria dos jogos, privando ainda mais a aquisição de dispositivos por todos os jogadores.
Para alcançar novos jogadores, precisamos ser criativos e adaptativos com novos modelos de negócios, novos dispositivos e novas formas de acesso. Não vamos crescer o mercado com consoles de US$ 1 mil
A declaração de Spencer parece responder de forma indireta à recente introdução de consoles premium no mercado. Isso porque o alto preço tem atraído críticas de consumidores que buscam uma experiência mais acessível.
Leia mais
Xbox trabalha em console portátil, mas sem previsão de lançamento
Xbox não vai impedir nenhuma franquia de chegar ao PlayStation ou Nintendo
Xbox não descarta fazer aquisições futuras para continuar crescendo
Phil Spencer aposta em expansão de conteúdo e inovação no acesso
Além de abordar os preços dos consoles, Spencer mencionou que o cenário da divisão Xbox é positivo e que o crescimento em plataformas alternativas, como a nuvem, tem sido um dos focos da empresa.
Para a Microsoft, a expansão de jogos para dispositivos além dos consoles é uma oportunidade para atrair mais usuários e oferecer flexibilidade no acesso aos conteúdos de sua biblioteca. Dessa forma, chamou a atenção para o interesse justamente em entrar no mercado dos portáteis.
Essa estratégia também inclui a possibilidade de novas aquisições. Assim, a Microsoft parece ter como objetivo conseguir diversificar a presença da marca em diferentes regiões geográficas. Além disso, conseguir se consolidar o portfólio de jogos mobile, área de crescente relevância para o setor.
Entretanto, Spencer enfatizou que não há planos imediatos para novas aquisições. Além disso, a Microsoft permanece aberta a essa possibilidade caso encontre oportunidades estratégicas, especialmente no segmento mobile.
Ele também comentou sobre a abordagem do Xbox em levar seus jogos para outras plataformas. Dessa forma, explicou que, embora ainda haja indefinições sobre títulos específicos, como a série Halo, a empresa não vê restrições rígidas quanto à expansão de seu portfólio.
Fonte: VG247