EconomyFeaturedIANewsTop Stories

Japão vai investir pesado para se tornar potência mundial em IA

O Primeiro-Ministro japonês Shigeru Ishiba revelou um plano de 65 bilhões de dólares para impulsionar as indústrias de chips e inteligência artificial do Japão através de subsídios e outros incentivos fiscais.

Com o plano, o governo oferecerá suporte no valor de 10 trilhões de ienes (ou mais) até o ano fiscal de 2030 e surge em um momento em que os países buscam fortalecer o controle sobre suas cadeias de suprimentos de chips após choques globais, incluindo as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Prompt de comando do Windows ganha suporte ao Copilot AI

Estudo aponta viés em Inteligência Artificial para triagem de currículos

Elon Musk quer criar cluster para IA com 200 mil GPUs

Créditos: Freepik.

Apresentação

Durante uma conferência de imprensa na segunda-feira, o Primeiro-Ministro Ishiba afirmou que o governo não emitiria títulos para cobrir déficit a fim de financiar o plano de suporte à indústria de chips. Porém, ele não revelou detalhes sobre como o financiamento seria realizado.

Parte do pacote econômico do governo deve ser aprovado pelo gabinete em 22 de novembro, prevendo um total de 50 trilhões de ienes de investimento dos setores público e privado em chips nos próximos 10 anos.

O Primeiro-Ministro também mencionou que o governo planeja se reunir com representantes empresariais e sindicais ainda este mês para discutir as negociações salariais anuais do próximo ano. Além disso, não está previsto aumento de impostos para financiar o plano.

Créditos: さかおり.

Destaques do Plano

Uma das principais empresas que deve ser beneficiada é a Rapidus, além de outros fornecedores de chips para inteligência artificial. A Rapidus, liderada por veteranos da indústria, visa a produção em massa de chips de ponta na ilha de Hokkaido a partir de 2027, em parceria com a IBM e a organização de pesquisa belga Imec.

Espera-se que o impacto econômico totalize cerca de 160 trilhões de ienes, conforme indicado no esboço do plano. O governo japonês pretende submeter o plano na próxima sessão parlamentar.

Fonte: Reuters.

Facebook Comments Box