Com Vision Pro em baixa, Apple cogita um plano B
O Vision Pro tinha tudo para dar certo. Fator de ineditismo? Check. Salto tecnológico? Check. Expectativa criada? Check. Ser desenvolvido por uma das maiores empresas do mundo, conhecida por ser vanguarda na área? Check também.
O problema da Apple é que a esmagadora maioria das pessoas do mundo não são milionárias. Ou não têm tanto dinheiro assim para gastar com dispositivos que não fazem diferença no dia a dia delas.
O preço de entrada do Vision Pro é US$ 3.499 (mais de R$ 17 mil), mas pode chegar a US$ 5.200 (cerca de R$ 25 mil) com configurações mais avançadas e acessórios!!!
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A Apple também sofreu com um erro estratégico: apostou num headset e não em smart glasses. Olhando de longe, as coisas não parecem ser tão diferentes. Mas são. Um é um trambolho pesado (de mais de meio quilo) que ocupa metade da sua cara. O outro, apesar de menos tecnológico, se parece com óculos de sol comuns. Isso sem contar que são bem mais baratos.
Não preciso dizer quem vendeu mais. A Apple não divulga os números de vendas de seu dispositivo – a Meta também não. Sabemos, no entanto, que os resultados da parceria da empresa de Mark Zuckerberg com a Ray-Ban são bem superiores. E a apresentação dos novos óculos inteligentes Órion surpreendeu os jornalistas gringos (além de assustar o mercado).
Diante disso, a Apple estaria planejando uma correção de rota.
Smart glasses da Apple?
Como informamos aqui no Olhar Digital nos últimos dias, a Apple deve atrasar lançamento de versão mais “barata” do Vision Pro.
A empresa da maçã entende que só reduzir o preço do dispositivo pode não torná-lo popular necessariamente.
Não que a big tech tenha abandonado completamente o projeto, mas a ideia seria trabalhar em outras frentes.
E essa outra frente seria um óculos inteligente no mesmo padrão da rival Meta.
De acordo com a Bloomberg, a Apple vem conduzindo um novo estudo interno com foco na criação de smart glasses.
Segundo a reportagem, a iniciativa é conhecida como “Atlas” e teria começado na semana passada com funcionários dando feedback e opiniões sobre esse tipo de dispositivo.
É uma espécie de pesquisa de opinião interna – algo que a Apple faz sempre antes de lançar uma nova categoria de produto.
A companhia prefere coletar o feedback de funcionários em vez de clientes para manter seus planos em segredo.
A informação, porém, vazou e foi publicada pela Bloomberg.
Previsão de lançamento
Apesar de a ideia parecer promissora (e gerar uma grande expectativa), o relatório indica que a Apple pode levar anos para lançar esse novo dispositivo.
A pesquisa interna é apenas o primeiro passo de um processo complexo. Além disso, uma empresa desse tamanho tem várias outras frentes para trabalhar. E um sistema organizacional. E um calendário a se respeitar.
Especialistas na área acreditam que a Apple deve lançar uma atualização para o seu Vision Pro no ano que vem. Algo como um processador mais avançado e suporte para o Apple Intelligence.
Meses depois, ou até em 2026, a companhia poderia soltar a aguardada versão mais “barata” do Vision Pro. Um aparelho similar, mas feito com materiais mais simples. Isso ajudaria a reduzir o preço para algo em torno de US$ 2 mil. Continua caro, mas é melhor do que a versão atual.
Nesse cronograma, os novos smart glasses da Apple poderiam sair a partir de 2027. Aguardemos.
As informações são do 9to5Mac.
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