É isso que dá jogar óleo na pia! Bolas encontradas na Austrália tinham fezes e metanfetamina
Milhares de bolas misteriosas apareceram em sete praias de Sydney (Austrália) em outubro. Uma análise dos exemplares revelou que elas são formadas por uma mistura de resíduos e substâncias, como óleo de cozinha, fezes e metanfetaminas. Esse não é o primeiro caso de “fatbergs”, bolas derivadas do acúmulo de resíduos, no mundo.
Bolas misteriosas na Austrália são “fatbergs”
As bolas foram avistadas em 17 de outubro em sete praias na cidade de Sydney (Austrália). Autoridades recomendaram que os banhistas não entrassem em contato.
A suspeita inicial era de que se tratavam de bolas de alcatrão, mistura de substâncias orgânicas que resultavam em objetos escuros, espessos e de odor forte. A hipótese foi descartada posteriormente.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, o Departamento de Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Energia e Água e cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália) analisaram as bolas. Eles apontaram que elas são formadas por milhares de materiais diferentes, incluindo óleo de cozinha, fezes humanas, matéria animal, cabelo, restos de comida e até metanfetaminas, remédios e plástico.
Leia mais:
A ilha de luxo que quer atrair (mais) ricos para a Arábia Saudita
Quase 180 metros e perigo extremo: conheça a caverna vertical mais profunda dos EUA
Extraterrestre? Objeto laranja, fluorescente e bizarro aparece na Holanda
De onde vieram os fatbergs
Os fatbergs normalmente se originam do descarte incorreto de resíduos, principalmente óleos. Quando eles são jogados em tubulações e esgotos incorretamente, se unem a outras substâncias, formando massa dura.
A análise em laboratório não pontuou origem exata para as bolas, mas, por terem milhares de substâncias juntas, é provável que se formaram em fonte com diversos resíduos mistos. Uma das suspeitas é que elas tenham vindo de alguma estação de tratamento de água.
Bolas na Austrália não são novidade
Essa não é a primeira ocasião que punhados de resíduos são avistados:
Como lembrou o g1, em 2019, funcionários da companhia de saneamento de Sidmouth, cidade da Inglaterra, encontraram uma montanha de gordura de 64 metros de comprimento entupindo o esgoto;
Na ocasião, o então diretor da empresa pediu que a população não descartasse óleo na pia;
Antes disso, em 2017, uma massa de 250 metros de comprimento e 130 toneladas foi vista em Whitechapel, em Londres, também na Inglaterra. O achado, apelidado de “Monstro de Whitechapel”, foi parar no Museu de Londres.
O post É isso que dá jogar óleo na pia! Bolas encontradas na Austrália tinham fezes e metanfetamina apareceu primeiro em Olhar Digital.